TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Filme A Onda

Por:   •  21/10/2022  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL – UDF

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA SOCIAL E PRÁTICAS INTEGRATIVAS I

PROF. RUI TEIXEIRA

18 OUT. 2022

DE SOUZA CAMINO, MANOELA

RESENHA CRÍTICA

A Onda. Título original: Die Welle. Lançamento: 2009. Direção: Dennis Gansel. País: Alemanha. Duração: 107 min. Gênero: Drama.

O objetivo desse trabalho é extrair informações importantes sobre o filme “A Onda”, do diretor Alemão Dennis Gansel, baseado em fatos reais ocorridos no Estado Norte-Americano da Califórnia, em 1967. O filme se passa em uma escola, na Alemanha, onde Rainer Wenger é o professor de uma turma de alunos do ensino médio. O professor Rainer foi designado a desenvolver com os alunos o tema sobre a Autocracia, assunto adverso ao que ele preferia ensinar que era o Anarquismo.

No início do trabalho com a turma, ao chegar na sala de aula, o professor passa a explicar o que é a autocracia e como funciona um regime autocrático. Os dias foram passando e o professor começou a adotar regras com os alunos, que foram se tornando cada vez mais rigorosas como o uso de um uniforme para mostrar que tal vestimenta elimina as diferenças sociais; o exercício de marchar ao qual, ao chegarem ao mesmo ritmo, torna todos uma unidade; o espírito de equipe; a disciplina ao fazer os alunos se levantarem cada vez que dirigissem a palavra a ele.

O professor batizou o grupo com o nome de “a Onda”, nomenclatura sugerida por um dos alunos da turma. Aos poucos, como realmente funciona um regime autocrático, sem que a turma percebesse, passaram a ser impostas regras como se fosse uma ditadura. Uma das alunas chamada “Kara” começou a questionar se o professor não estava indo longe demais e, por ter um posicionamento diferente ao tema, passou a ser banida da turma por não seguir as regas de disciplina, um dos pilares da autocracia ditatorial e fascista.

O movimento “a Onda” sai do controle do professor, espalhando sua ideologia pela cidade como uma verdadeira ditadura. Ao perceber que estava indo longe demais o professor Rainer resolveu reunir toda a turma para dar por encerrado o trabalho, porém, um de seus alunos chamado “Teen” resolve sacar uma arma pois estava inconformado com a decisão de extinguir o grupo pois esse considerava os integrantes do movimento como uma extensão da sua própria família. Visivelmente descontrolado e com alguns colegas duvidando da sua capacidade em atirar, o aluno “Teen” dispara atingindo o peito do seu colega e passa a apontar a arma para o professor Rainer.

O professor Rainer tenta conversar com o aluno “Teen” com a intenção de acalmá-lo, porém é surpreendido com a ação do aluno ao suicidar-se com um tiro na boca. O professor Rainer fica pasmo com a situação e acaba sendo conduzido para a prisão como principal acusado pela morte dos alunos.

Ao longo dos fatos, percebe-se que o professor, ao empolgar-se com a ideia de ensinar que mesmo as sociedades democráticas não estão imunes à atração pelo fascismo, perde o controle sob os jovens aos quais ele estava responsável. O filme procurou mostrar como o ser humano é facilmente manipulado por um líder com ideias falsas de igualdade e como a escola pode ser um agente de transformação na realidade dos alunos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com