TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS

Por:   •  23/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.151 Palavras (29 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

        NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO        

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

MARIA ZELIA MILHOMEM COSTA

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICIPIO DE SÃO JOAO DO PARAISO - MA

Carolina

2015.

MARIA ZÉLIA MILHOMEM COSTA

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICIPIO DE SÃO JOAO DO PARAISO – MA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Curso de Especialização em Educação do Campo da Universidade Estadual do Maranhão, para obtenção de Especialista em Educação do Campo.

Orientador: Profº.  Fabrício Ferreira Baltazar

Carolina

2015.

                

                                                

[pic 2]

MARIA ZÉLIA MILHOMEM COSTA

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLA DO CAMPO DO MUNICIPIO DE SÃO JOAO DO PARAISO - MA

        

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Curso de Especialização em Educação do Campo da Universidade Estadual do Maranhão, para obtenção de Especialista em Educação do Campo.

Aprovada em: ____/____/____.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________

Fabrício Ferreira Batlazar

Mestre em Sustentabilidade de Ecossistema

___________________________________________

Luiza Kariny Neres Fernandes

Especialista em Psicologia e Metodologia do Ensino Superior

___________________________________________

Dayanne de Kácia Milhomem Ferreira

Especialista em Docência do Ensino superior/ Mestranda em Língua Portuguesa  

DEDICATÓRIA

A todas as crianças que dão a esse mundo um colorido através de seu sorriso, sua alegria e luz, em especial aquelas que vivem no campo na qual nos inspiram esperança.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, sempre presente em minha caminhada e que com certeza, carregou-me quando faltaram forças para prosseguir.

Aos Familiares e amigos meu muito obrigada pelo apoio e em especial ao professor Fabrício, pela tolerância e dedicação, muito Obrigada!!

Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.

FREIRE, 2007


RESUMO

        

O presente trabalho faz uma abordagem sobre a necessidade de se ensinar brincando, uma vez que, a aprendizagem Lúdica na Educação infantil nas escolas do campo do município de São João do Paraíso não esta sendo contemplada ,tendo como problemática principal da pesquisa verificar os métodos de ensino propostos para a Educação Infantil, e compreender a importância da ludicidade nesse processo de ensino aprendizagem, no que se refere ao desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança, e tem como objetivo investigar sobre a problemática enfrentada pelos professores da pré-escola, problemas estes que interferem no sucesso do ensino e aprendizagem, assim como apresentar reflexões a cerca da ludicidade na prática docente como instrumento eficaz que estimula a aprendizagem da criança promovendo subsídios para que os mesmos construam conhecimento de forma significativa e autônoma. A metodologia se faz através da pesquisa de campo, observando dados coletados através de questionários dirigidos aos professores da educação infantil que atuam nas escolas localizada no campo. O estudo contém um enfoque teórico onde mostra que o jogo, o brinquedo e as brincadeiras ajudam na formação integral da criança que engloba os aspectos físicos, emocional e intelectual, amplia os laços de afetividade entre aluno e professor e proporcionam momentos de interação da criança com o meio em que vive.

Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Educação Infantil no Campo

ABSTRACT

The present work is a discussion of the need to teach playing since the Playful learning in early childhood education in the schools of the municipality of São João do Paraíso field this is not addressed, the main problem of research verify the methods of education proposed for Early Childhood Education, and understand the importance of playfulness in the process of teaching and learning, with regard to the physical, emotional and cognitive development of the child, and aims to investigate on the problems faced by pre-school teachers, these problems that affect the success of teaching and learning, as well as present some reflections about the playfulness in teaching practice as an effective tool to stimulate children's learning promoting subsidies for them to build knowledge significantly and independently. The methodology is through field research, observing data collected through questionnaires to teachers of early childhood education who work in schools located in the countryside. The study contains a theoretical approach which shows the game, the toy and games help in the integral formation of children encompassing the physical, emotional and intellectual, extends the ties of affection between students and teachers and provide child interaction time with the environment they live in.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)   pdf (410 Kb)   docx (93.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com