TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE O TEXTO “INTOXICADO DE OFERTAS”

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO 

Curso: Psicologia

Psicopatologia Especial 

Turno: Manhã

Profº: Rodrigo Echebarrena

 

 

 

RESENHA CRÍTICA SOBRE O TEXTO “INTOXICADO DE OFERTAS”

 

 

 

 

Evelyn Rodrigues da Silva - 3700732

Isabela Parente Dutra - 3700040

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campus Duque de Caxias

2018

 

Intoxicado por ofertas

 

Um médico pesquisador relata sua experiência vivida em um congresso de psiquiatria, em que tal evento estava totalmente atrelado ao marketing da indústria farmacêutica de psicofarmacos. No qual havia palestras, jogos, como o de salvar uma jovem da depressão através de antidepressivos virtuais ou o de responder a algumas questões sobre a depressão, mas que já tinha a resposta grifada, tendo o objetivo de apenas olhar para a pílula como forma de vender o produto, além disso, ganhava-se brindes e lanches. Assim, no final do evento o autor sai com seis sacolas com quase nove quilos de bugigangas e muita reflexão acerca da indústria farmacêutica.

O texto desenvolvido pelo autor discorre sobre as contradições existentes no sistema de consumo e as práticas em saúde, já que o marketing está entrelaçado em seus diversos produtos capitalistas, desde os lanches do Mc Donald’s até os remédios psicofarmacológicos como o antidepressivo Valdoxan. Sendo assim, durante o congresso os produtos eram apresentados como uma correlação, como no estande da Apsen, tendo uma Harley-Davidson e uma moto de rali como uma analogia para o Donaren, porém, de modo que não faça muita lógica e deixa o autor constrangido com essa metáfora. Dessa forma, é visto o marketing como precursor do capitalismo, seja anunciando produtos como motos, lanches ou até mesmo remédios. Além do mais, não era vendido apenas o remédio, mas em alguns casos a doença, como é o caso do TDAH.

Para os congressos, são convidados médicos que encaixem ao perfil de prescritores, vinculados a movimentos sindicais e bastante receptivos, como uma estratégia de marketing, somado a isso, através de um bom treinamento de workshop, com o objetivo de chegar aos resultados desejados que é o consumo do produto aos pacientes. O que acontece na indústria farmacêutica é o que acontece em qualquer grande negócio em que a recomendação de alguém é fundamental para o êxito do negócio, ás vezes, o profissional é influenciado sem perceber. 

Uma das questões ressaltadas era a forma que esse mercado atrai os congressistas através de viagens, brindes, refeições e entre outros agrados de forma gratuita. Entretanto, alguém tinha que financiar e não era caridade da indústria farmacêutica, já que a mesma obtém mais lucro do que quase qualquer outro empreendimento e as pessoas comuns que dependem desses prescritores para tomar decisões sobre sua própria saúde que pagam a conta.

De forma crítica o texto mostra como os responsáveis pelo marketing dos produtores de medicações funcionam. De modo a atrair os médicos. Através de presentes e guloseimas, não importa a forma, eles querem convencer os prescritores a adquirir e comercializar os medicamentos produzidos pela empresa que superfatura e gasta bilhões de dólares em marketing todo ano para continuar em um ciclo vicioso de obter patrocínios, expor seus produtos, fazer congressos para os prescritores e, consequentemente, vender suas mercadorias aos pacientes. Assim, procedendo a lógica do capitalismo existente na nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com