TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: HAYDEÊ C. KAHTUNI - Compreensão e Cuidados da Alma Humana

Por:   •  26/1/2018  •  Resenha  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Aluna: Nalda do C. C. Mendes                                                                

Disciplina: Psicoterapia Breve Psicanalítica

RESENHA: HAYDEÊ C. KAHTUNI. Psicoterapia Breve Psicanalítica. Compreensão e Cuidados da Alma Humana. Psicanálise Freudiana: A Evolução da Técnica. cap. 1. Pag. 19 – 31. 3º Ed. Editora: Escuta.

O texto inicia-se falando sobre a doença mental, que via o indivíduo como "irresponsável por sua condição" cujo o pensamento era destituído de razão, ele era anormal, imoral e patológico.

Os tratamentos para os distúrbios emocionais eram feitos por intermédio de medicamentos, cirurgias e eletrochoques. Coube então a Freud em colaboração com Breuer, o mérito de desenvolver o primeiro procedimento psicoterápico propriamente dito. Freud passou então a entender o sintoma histérico como produto psíquico repleto de sentido, e não apenas inaugurou um espaço próprio e original de acolhimento e tratamento do estrangeiro em nós, como também rompeu com o tradicional saber psiquiátrico e médico vigentes.

Assim, delegou poder de fala e resgatou a dignidade de sujeito daqueles que eram marginalizados moral, social e juridicamente. E com estas inovações, Freud avançou muito a compreensão psicodinâmica das doenças mentais. Ao mesmo tempo que causou grande incomodo, pois questionou profundamente o preconceito de uma sociedade que precisava do "louco" para nele depositar seus próprios aspectos sombrios e negligenciados.

A questão da técnica psicanalítica e suas transformações, estavam diretamente ligadas a dois fatores principais: 1. O próprio desenvolvimento da compreensão psicodinâmica elaborado por Freud ao longo de seu trabalho clínico e 2. Os resultados ou efeitos que obtinham a cada nova descoberta. Portanto, a metodologia e prática psicanalítica estavam constantemente em mutação, ou seja, a cada nova descoberta que Freud realizava, aprimorava-se as técnicas e a compreensão sobre o homem e os seus conflitos. Desenvolveu-se então, três técnicas freudianas de tratamento:

Método catártico por meio da hipnose, que consistia em hipnotizar o paciente e por meio de perguntas, tentar descobrir a origem dos sintomas e permitir a descarga afetiva dos sentimentos reprimidos. Que tinha por objetivo fazer com que o paciente recordasse o suposto incidente traumático e conseguisse uma reação adequada, quer dizer, uma descarga emocional ou catarse. Entretanto, Freud logo percebeu que a simples descarga emocional não resolvia o problema e os sintomas reapareciam em seguida.

Através desses entraves, Freud realizou importantes descobertas: 1. Os sintomas histéricos tinham sua origem em perturbações emocionais do passado 2. Os acontecimentos perturbadores do passado podiam sofrer uma completa repressão e 3. A descarga das emoções reprimidas dava um alívio passageiro na hipnose mas não tinha um valor terapêutico duradouro.

O problema maior da hipnose era que o ego não estava presente e, portanto, nem mesmo a repetição de sessões hipnóticas melhorava a capacidade egóica para lidar com as emoções reprimidas. Neste ponto, Breuer estava mais preocupado em saber sobre os estados hipnóides e Freud sobre os conflitos.

O segundo momento da transformação da técnica foi o da sugestão em estado de vigília, ou a técnica da pressão. Está técnica era uma variação da hipnose e ele a empregava quando se deparava com paciente não sugestionáveis a ela. Porém, este método não durou muito. Começou depois de 1895 mais ou menos e terminou em 1897 com o abandono da teoria da sedução. Freud certificou-se de que, por meio da sugestão, não poderia obrigar seus pacientes a recordarem os acontecimentos traumáticos que os levaram a neurose. Nem tão pouco a enfrentarem os conflitos inconscientes que não podiam admitir até então.

No decorrer da evolução das técnicas, descobriu-se através da colaboração direta com uma paciente, o método da associação livre e o manejo da transferência. Na qual Freud foi repreendido pela paciente que queixou-se de que ele estava interrompendo a livre sequência de suas ideias. A partir de então, decidiu respeitar o rumo associativo espontâneo de seus pacientes, pois notou que alcançavam melhores resultados. A nova técnica consistia em pedir ao paciente que falasse tudo o que viesse a sua mente, sem nenhuma restrição, lógica ou seleção consciente de ideias. Tinha como regra que o paciente deveria falar tudo o que lhe viesse a mente, mesmo que fosse doloroso ou embaraçoso ou que parecesse não ter importância.

Foi através do método da associação livre que Freud descobriu a realidade psíquica (o mundo do inconsciente e suas fantasias), levando a psicanálise a sair do mundo concreto dos fatos. E tornando o inconsciente como o cenário principal da psicanálise freudiana. Freud através das suas descobertas, aprofundou a tese de que para a realidade psíquica importavam mais as fantasias do que os "acontecimentos traumáticos". E assim encontrou a chave para o sofrimento psíquico, o inconsciente.

Consequentemente, Freud, através do caso Dora, teorizou sobre o mecanismo da transferência, defendendo a ideia de que se não houvesse transferência positiva (de amor, admiração etc.) ou negativa (de raiva, depreciativa etc.), o paciente não poderia ser tratado em psicanálise, uma vez que não se estabelecia ligação erótica com pessoas ou coisas, mantendo sua libido auto direcionada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com