TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme documentário vocacional – Uma aventura humana

Por:   •  7/3/2018  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  3.255 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE SANTO AMARO FACULDADE DE PEDAGOGIA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Bruna Cafuoco Antony Parente

Praia Grande – SP

2018

Sumário

Resenha do filme documentário vocacional – uma aventura humana.        3

Bibliografia        5


Resenha do filme documentário vocacional – uma aventura humana.

Ao analisar integralmente a linha do tempo, a obra com seu incrível roteiro ajuda a compreender todas as dificuldades e precariedades do ensino público atual e seus desafios para o futuro, ela nos permite também uma reflexão sobre os descaminhos que o regime autoritário levou a educação pública do pais.

Ponto crucial que o processo educativo proporciona em relação ao próprio passado é a constituição dessa relação afetiva, o ensino ocupa um importante papel na constituição de nossas subjetividades e não existe expressão melhor do que a capacidade de bibliografar a própria vida como um drama repleto de sentido e todo minucioso. Algumas de suas metodologias de ensino e talvez há que eu mais destaco, é realizar desenvolvimentos de pensar, trabalhar com outras pessoas, sensibilidade artística e habilidades pessoais, tudo isso sendo observado pelo diretor do filme que inclusive participou de toda essa experiência.

Dirigentes gostariam de aplicar um rigoroso processo de avaliação, pretendiam criar um ensino altamente inovador e experimental, assim forçando os alunos a ter suas próprias críticas e produtivas suficientes para o exercício pleno da cidadania e espaço democrático. Entretanto curiosamente esse projeto de críticas não durou nem uma década.

O filme foi dividido em duas partes, a primeira parte era a rememoração da escola, que ao meu ver se destaca uma forte ênfase afetiva. As escolas vocacionais agiam de forma ousada, elas ensinavam os alunos a pensar, criticar, saber se expressar entre outras coisas que nenhuma outra escola ousava fazer, ensinavam na prática com aulas que estimulavam a criatividade. Usavam como método de avaliação a discussão coletiva dos temas, os trabalhos de campo entre outras situações, as escolas vocacionais foram um exemplo na instauração da gramática escolar.

O que as escolas vocacionais realmente ensinavam era a prática de autogoverno, fazendo com que a existência de uma autoridade exterior fosse dispensável, fazia com que os alunos desenvolvessem a autonomia e liberdade, mostrando que cada aluno é diferente do outro, que cada um pensa de uma forma, e foi isso que resultou tanta positividade.

Na segunda parte do filme o tema excepcional vem com mais garra, e em seguida revela o seu proposito e a sua política, apesar da escola ter conquistado ótimos resultados o projeto foi bruscamente encerrado em 1970 por motivos muito óbvios, as escolas foram consideradas foco de subversão pelo governo militar.

O filme passa uma clareza muito simples entre a excepcionalidade do projeto educacional com a repressão política, pois a escola só foi perseguida porque ensinava os seus alunos a pensar e a se impor. O regime militar acabou com um projeto educacional mais ousado que o Brasil já teve porque se sentiram ameaçados, pois a escola estava ensinando os alunos a serem cidadãos com opões próprias.

Bibliografia

Filme Documentário Vocacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com