TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE BEHAVIORISMO

Por:   •  8/10/2020  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 2

O Behaviorismo surgiu em oposição ao mentalismo e ao introspeccionismo, que tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente, a ciência começou a dar ênfase ao alcance de dados mais objetivos, claros, em demonstração e experimentação.

Essa influência se deu para a Psicologia quando Watson, em 1924, lançou uma proposta onde o objeto de estudo seria o comportamento por si mesmo, sendo assim o Behaviorismo é o estudo da ciência do comportamento, a análise do mesmo.

Para Watson que era guiado pela psicologia objetiva a introspecção dependia demais do indivíduo, ele queria fazer da Psicologia uma ciência geral do comportamento, estudando apenas o comportamento objetivamente observável.

No Behaviorismo Metodológico todo fenômeno deveria ter uma causa, e rejeitando o mentalismo, a causa do comportamento não poderia ser a mente e sim algo externo ao organismo e ao que se observa, como o ambiente ou algum estímulo. A palavra “estímulo” veio de Pavlov e refere-se a troca de energia entre ambiente e organismo, surgiu assim o modelo behaviorista de S-R, ou seja, de resposta a um estímulo, por exemplo:  Pavlov descobriu que os cães não salivavam apenas ao ver comida, mas também quando associavam algum som ou gesto à "chegada de comida".

Uma diferença fundamental entre o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo radical de Skinner, é que o homem é a medida de todas as coisas, não o social.

Skinner aceita que o que existe para o individuo, existe! Ele é radical em dois sentidos: quando nega radicalmente a existencia de algo que escapa do mundo fisico, que não tenha uma existencia identificavel no espaco e no tempo. E por aceitar radicalmente todos os fenomenos comportamentais. Skinner n separa mundo externo de interno, por isso não existem estimulos e respostas, existe uma unidade interativa comportamento-ambiente. Por isso não há, para skinner, uma psicologia S-R.

Para o behaviorista metodologico, a existencia do mundo e o conhecimento que tenho dele é algo partilhado, para o behaviorista radical não, a evidencia de que vejo vcs é meu comportamento, a evidencia de que o outro existe também é.

O behaviorista radical rejeita o mentalismo por ser materialista, acaba com o dualismo por acreditar que o comportamento é uma funçao biologica do organismo vivo. Para skinner o organismo nao é nem gerente nem iniciador de acoes, é o palco onde as interaçoes comportamento ambiente se dao.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (22.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com