TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento

Resenha: Recrutamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Resenha  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

função/cargo a ser contratado para o

Recrutamento: O recrutamento representa uma difícil tarefa aos profissionais das empresas de modo geral.

Sempre quando necessário efetuar uma contratação, recorre-se a alguns recursos disponíveis, seguindo passos que se iniciam pelo recrutamento, que tem vários conceitos e definições: Conforme os estudos feitos, recrutamento é simplesmente atração de mão-de-obra.

Onde se forma um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Segundo os estudos feitos em sala de aula, define-se que para o recrutamento ser eficaz deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção.

A captação tem por finalidade a captação de recursos humanos internos e externos à organização objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa.

Assim compreende-se que é preciso tomar muito cuidado com o recrutamento interno, pois caso ele seja realizado de forma incorreta, pode trazer prejuízos para a empresa, e gerar um conflito entre os empregados, pois todos querem crescer, mas somente alguns são promovidos, gerando um descontentamento e uma desmotivação nos demais funcionários, tornando-se assim um aspecto negativo para toda a empresa.

O recrutamento interno traz muitas vantagens para a empresa tais como: A proximidade: por já estar integrado à empresa, o aspirante ao posto de trabalho que atua na organização torna-se um candidato em potencial com maiores possibilidades de êxito no preenchimento da vaga anunciada pela companhia. Desse modo , quando o recrutamento interno não for suficiente, deve-se recorrer ao recrutamento externo.

O recrutamento externo também apresenta suas desvantagens, tais como a demora para a contratação de um novo funcionário, e o custo mais elevado que o recrutamento interno, pois algumas empresas optam por anúncio em jornais, além disso, é preciso realizar todo um treinamento para adaptar a nova pessoa à organização, enquanto que no recrutamento interno é só adaptá-la a sua nova função.

No recrutamento externo, várias são as fontes para captação de candidatos, como o banco de dados internos, que comporta os currículos que já está na organização, na forma de papel ou no sistema, currículos enviados por e-mail ou até mesmo a apresentação espontânea dos candidatos. Outras fontes são as indicações dos próprios funcionários, e a colocação de cartazes dentro da empresa para informar sobre a necessidade de novas contratações. As agências de empregos são entidades conhecidas, já que possuem um banco de candidatos. Os jornais são outra fonte, principalmente aqueles de maior circulação. Algumas empresas buscam seus candidatos nas instituições de ensino, em especial aquelas que procuram por funcionários jovens com instrução.

Seleção: Conforme foi estudado em sala com a Profª. EAD e Profª. Tutora presencial, aprendemos que a seleção visa a solucionar problemas básicos como a adequação da pessoa ao cargo e vice-versa, e a eficiência e satisfação da pessoa no cargo.

O autor (Benedito Rodrigues Pontes - PLT) define seleção como sendo a escolha do homem certo para o cargo certo dentre os candidatos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com