TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Casos: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 10

Administração de pessoal

Este setor representa o Cartório de Registro da empresa, ou seja, o setor que cumpre com as obrigações burocráticas e determina o cumprimento pelas demais áreas de todas as obrigações trabalhistas previstas na legislação, como concessão de férias, por exemplo. Suas atividades complementam a ação de Recrutamento e Seleção, oficializando em documentos a constituição do relacionamento entre empresa e empregado.

É responsável pela orientação à chefia de cada setor da empresa quanto à administração do seu pessoal, para que seja preservado um bom ambiente de trabalho. No tratamento dos problemas internos de cada área, cabe a este setor estar ao lado da chefia para corrigir eventuais desvios e reenquadramento dos empregados faltosos.

Administração de Remuneração

Uma das principais razões de conflitos nas relações do trabalho está contida na insatisfação com o salário ou com a forma de tratamento dos salários dentro da empresa. Está provado que o salário, por si só, não motiva o trabalhador, uma vez que se trata de uma contraprestação ao trabalho apresentado, porém, consiste em um poderoso agente de desmotivação quando existe, temporária ou permanente, injustiças salariais dentro da empresa. A solução deste conflito encontra-se no cuidado em remunerar de forma justa. Em outras palavras, para trabalhos iguais, desenvolvidos com a mesma perfeição técnica deverão ser pagos salários iguais (princípio da isonomia salarial).

buscar os melhores talentos do mercado não é suficiente. É preciso manter uma política de retenção desses talentos baseada em alguns princípios de reconhecimento e valorização do esforço pessoal. Dentre outros destacamos:

a) Plano de Carreira

b) Plano de benefícios diferenciados

c) Avaliação de performance

A política de retenção de talentos garantirá à empresa, evitar prejuízos decorrentes da saída de seus profissionais talentosos. Da mesma forma, garantirá também, o retorno dos investimentos realizados no desenvolvimento destes profissionais e evitará os gastos com despesas de reposição e treinamento de novos empregados.

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal

Conceituando-se Treinamento e Desenvolvimento, o primeiro é o ato de preparar o empregado para a atividade hoje e o segundo preparar o talento para novos desafios, com a possibilidade de assumir novos cargos em futuros próximos ou distantes.

A este setor cabe avaliar os empregados e estabelecer o mapa de talentos da empresa, através de levantamentos de desempenho de cada empregado e necessidades individuais de treinamento.

Relações trabalhistas e sindicais

Geralmente, neste setor, estão os profissionais com experiência fundamentada no conhecimento intelectual e na vivência da história da própria empresa, reunindo por isso condições de representá-la externamente junto aos Sindicatos, Justiça do Trabalho e Associações de Classe.

Este setor, para ter eficácia, precisa estar intimamente ligado com todos os demais setores da empresa, especialmente aos da área de Recursos Humanos, com autoridade para falar e decidir em nome da empresa nas negociações que digam respeito a conflitos nas relações trabalhistas e sindicais entre a empresa e seus empregados.

Responsabilidade Social

este setor denominava-se Assistência Social. Na época, sua preocupação era garantir ao empregado o seu bem estar, acudindo-o em suas necessidades de saúde, problemas familiares ou comunidade

Com o desenvolvimento das empresas, este setor precisou profissionalizar ainda mais a sua atividade, sua existência não objetiva resolver os problemas, mas orientar e ensinar o empregado a resolver seus próprios problemas.

Outra atuação importante deste setor é representar a empresa no ambiente da comunidade em que está situada, promovendo ações comunitárias visando melhorar a vida daqueles que permeiam o seu ambiente social, além de promover ações de trabalhos voluntários, coordenando programas que estimulem os empregados a se doarem em atividades extraprofissionais, ou seja, voltadas a interesse e bem estar de comunidades carentes.

Endomarketing

Surgiu, então, o jornal interno, os quadros de avisos e murais de informações, os quais têm por objetivo fazer da comunicação uma arma de estimulação às pessoas para valorização dos esforços empresariais desenvolvidos em seus benefícios.

o objetivo primordial do Endomarketing é o de mostrar para seus próprios empregados, para a comunidade e mercado, que a empresa é sólida, socialmente responsável e que oferece condições ótimas de trabalho, despertando no trabalhador o orgulho de pertencer ao grupo de empregados da empresa.

A evolução do Processo de Recrutamento e Seleção

Somente a partir da Revolução Industrial, no século XVIII onde a produção agrícola passa a ser substituída pela produção industrial, surge a necessidade de estudos voltados para buscar maior eficiência e produtividade, uma vez que a concorrência crescia rapidamente.

O resultado de tantos estudos foi a fragmentação de tarefas que proporcionava a otimização da execução do trabalho, alcançando maior eficiência. Por outro lado, mantinha o empregado alienado, pois não conseguia enxergar o resultado de seu trabalho. Como consequência, surgiu uma nova classe de operários que eram recrutados, em sua maioria, por meios coercitivos para ocuparem cargos de baixo escalão.

Algum tempo depois, já no final do século XIX, em consequência desse movimento, surge uma nova teoria desenvolvida por Frederick Winslow Taylor (1856-1915) e Jules Henri Fayol (1841-1925), que entendiam que para se alcançar uma maior produtividade no trabalho era preciso melhorar a eficiência organizacional, sobretudo no que tange aos recursos humanos. Taylor entendia que era preciso determinar um maior equilíbrio entre a oferta e procura de mão de obra qualificada e a demanda por empregados mais capazes e melhor preparados, bem com a necessidade de capacitação e treinamento dos empregados efetivos. A partir daí, surge a preocupação com estudos sobre os processos de recrutamento, seleção e treinamento.

Nesta fase, apesar de uma pequena preocupação com as relações humanas na empresa, o trabalho ainda era desumanizado.

Somente a partir de 1920 é que começam a surgir preocupações verdadeiras com os aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com