TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Artigos Científicos: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

5.0 DESENVOLVIMENTO

As organizações são compostas por pessoas. Independentemente da cor, altura, perfil e técnicas diferenciadas de trabalho, deverão trazer os resultados propostos pela empresa.

Para isso, as pessoas devem ser preparadas para o trabalho, orientadas, acompanhadas em suas atividades, para um maior aproveitamento e desenvolvimento de sua produção.

Atualmente, pode-se observar um ambiente organizacional complexo, competitivo e de mudanças constantes. O mercado está mais exigente e em busca de profissionais qualificados, com perfil empreendedor e com diferencial competitivo.

A administração de Recursos Humanos é uma área de extrema importância nas atuais organizações, tendo como função principal recrutar e selecionar pessoas, tornando-as como vantagem competitiva para as empresas que sabem lidar com ela.

No passado, contratava-se um profissional de qualquer área, observando-se apenas a experiência profissional, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto.

Na crescente globalização dos negócios atuais, recrutar e selecionar pessoas, tornou-se parte de um processo de transformação da área de Recursos Humanos dentro das organizações, tendo como objetivo: atrair e reter novos talentos.

“O RH é uma área interdisciplinar, que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de várias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de RH uma experiência e um bom volume de conhecimentos em diferentes áreas.“

(CHIAVENATO, 2003, p 156).

Dentro dessa dinâmica entre organização e mercado, identifica-se as atividades de recrutamento de pessoas, que é feito com base nos dados, referentes às necessidades atuais e futuras da empresa.

“A melhor maneira de conceituar seleção é representá-la com uma comparação entre duas variáveis, sendo os requisitos do cargo a ser preenchido e o perfil de características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo”. (Chiavenato, 2009, p 322)

Diante dessa realidade, foi desenvolvido um estudo sobre o Recrutamento e a Seleção de pessoal e sua importância, conceitos e métodos de abordagens nas organizações. Tendo como ênfase, o Recrutamento Interno, que é visto como perspectiva de crescimento e motivação interna.

Foi abordado o tema em seus aspectos básico e científicos de escolha e classificação dos candidatos adequados, diferenciando pessoas para integrar e contribuir com o futuro da empresa.

5.1 Estratégia Organizacional

A estratégia ou planejamento estratégico, é um recurso que as organizações usam, juntamente com sua administração, para superar os desafios internos e externos e atingir suas metas e objetivos. Podemos considerar um “plano de ação” para o futuro da empresa.

A estratégia empresarial é o conjunto dos meios que uma organização utiliza para alcançar seus objetivos (Colen,.

E esta estratégia dá início a partir dos Recursos Humanos, onde Recrutam e Selecionam os futuros colaboradores das organizações, que farão parte do resultado a partir do planejamento estratégico.

Selecionar e reter profissionais eficazes e dinâmicos, é um passo importante para as organizações que pensam no futuro e se preocupam com o sucesso.

Chiavenato diz que, lidar com as pessoas deixou de ser um desafio e passou a ser vantagem competitiva para as organizações bem sucedidas.

A função dos Recursos Humanos é aderir aos objetivos e políticas da empresa, se preocupando com a Gestão Estratégica da organização atraindo e retendo talentos, atuando assim, no planejamento do quadro de pessoal, que trará resultados positivos a curto ou longo prazo.

A estratégia organizacional começa no Recrutamento e Seleção de pessoal, e tem como objetivo buscar meios para contratação com eficácia e responsabilidade.

Importante ressaltar que, mesmo tendo um processo eficaz e com excelência admissão, se a remuneração e benefícios não forem atrativos, não terá retenção dos profissionais, perdendo-os para a concorrência.

As pessoas não trabalham de graça. As pessoas são parceiras das empresas, onde investem no trabalho com dedicação e eforço, e recebem por isso. É uma troca, estar bem, ser bem remuneradas, desenvolver suas competências e dar o resultado esperado.

"Remuneração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com