TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Baseado no Filme O anjo Malvado Segundo a Teoria de Horney

Por:   •  7/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  2.912 Visualizações

Página 1 de 9

Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior “Dr-. Aristides de Carvalho Schlobach” - ITES[pic 1]

Psicologia da Personalidade

“Analise do filme O Anjo Malvado”

Emily Beatriz Baesso

Mariana Miziara Bevilacqua

Rafaela Caroline P. Ferreira

Taquaritinga – São Paulo

Junho de 2016

Analise do filme “O Anjo Malvado”

          Após a morte de sua mãe, Mark vai ficar um tempo na casa de seu tio, para que seu pai faça uma viajem a trabalho. Assim que Mark chega é muito bem recebido pelos tios e seus dois primos Henry e sua irmã mais nova. Henry aparenta ser um garoto muito ativo e arteiro, os dois brincam muito e se dão muito bem. Em uma das vezes que saíram para brincar e conversar Henry comentou com Mark sobre a morte de seu irmão mais novo, que morreu afogado não expressando nenhuma reação de sofrimento. Mark se dá muito bem com sua tia, mãe de Henry, ele acha que ela é sua mãe, certo dia Henry vê sua mãe dando carinho a Mark e não gosta do que vê.

          No dia seguinte Henry leva Mark para ver sua nova invenção, um tipo de arma, quando vai mostrar ele mira em um gato e atira, mas não acerta, ele diz que ainda não esta bem calibrada. No outro dia ele mostra sua arma novamente dessa vez mira em um cachorro dizendo que era só para assusta-lo e atira matando o cachorro, Mark fica assustado, mas Henry fica totalmente satisfeito. Então eles carregam o cachorro e jogam em uma fossa (poço), Henry pega um cigarro e oferece para seu primo, dizendo que é coisa de adulto.

           Então Mark começa a ver que seu primo é um tanto quanto maldoso. Henry novamente leva seu primo para ver outra invenção sua, é um boneco parecido com uma pessoa, Henry convence Mark a carregar o boneco perto de uma estrada, em cima de um tipo de viaduto onde logo em baixo tinha uma movimentada estrada Henry joga o boneco causando um acidente por pura diversão. Mark já não tinha duvida da maldade do primo e o confronta, Henry diz que ele não sabe se divertir e o chantageia caso ele conte ao seu pai. Mark fica pensando como defender a família de Henry.

           Na janta Henry diz que seu primo quer se mudar para o quarto que era do seu irmão mais novo, deixando sua mãe muito desconfortável e abalada, logo depois ele a observa chorando e a consola com frieza. Henry leva sua irmã para patinar, quando Mark fica sabendo sai correndo para encontra- lós, já que Henry já tinha ameaçado algumas vezes. Henry joga sua irmã na parte perigosa onde o gelo estava fino, ele sede derrubando – a dentro da água gelada, Henry não faz nenhum esforço para ajuda-la, e Mark vê tudo, ela foi salva por outras pessoas. Mark tenta avisar a tia das maldades do primo e diz que o que aconteceu na patinação não foi um acidente Henry teria feito de propósito, ela não acredita.

            Mark vai a sua psicóloga e encontra Henry lá, se fazendo de vitima dizendo que queria ajudar seu primo. Mark tenta proteger a família de Henry, mas todos acham que ele esta ficando louco e que seria consequência da morte da mãe. Certo dia a mãe de Henry vai ate uma garagem onde ele costuma brincar e encontra um brinquedo de seu filho mais novo, um patinho de borracha que estava na banheira no dia da morte de seu irmão, elas faz perguntas a Henry que fica descontrolado e sai correndo, ela começa a ficar desconfiada do filho. Henry conversa irônico com seu primo e eles brigam, quando o pai de Henry chega ele se faz de vitima e coloca toda a culpa em seu primo dizendo que ele esta louco.

             O pai de Henry prende Mark em uma sala ate a chegada de sua psicóloga. É quando a mãe de Henry chega e ela diz que quer conversar com ele, então ele diz para eles darem uma volta, Mark fica da sala gritando para a tia que não escuta e sai com Henry, Mark tenta sair da sala. A mãe de Henry pergunta se ele matou o irmão, ele não nega e sai correndo, ela vai atrás e ele a confronta e empurra-a para o penhasco, que fica pendurada. Logo Mark chega e os dois começam a brigar enquanto sua mãe tenta subir o penhasco, ela sobe a tempo de pegar os dois que iam cair do penhasco, então fica com um em cada mão e os dois implorando pela vida, é quando ela toma a decisão de solta seu filho Henry e salvar seu sobrinho Mark.

Teoria de Adler

 Neurose              

              A cena em que Henry convence seu primo a levar o boneco para ponte, afim de causar um acidente por diversão, de acordo com a teoria de Adler é considerado uma neurose, pois ele teve um interesse pessoal ao invés de social.

  Adler acreditava que o interesse social é inato, e este interesse que motiva o homem a subordinar o interesse pessoal ao bem-estar comum. O neurótico busca poder, auto - engrandecimento e tem metas egoístas.

  Quando Henry jogou o boneco da ponte só pensou em sua diversão, não pensou no acidente grandioso que poderia provocar.

  Em sua teoria Adler enfatizou o interesse pessoal, pois supõe que a pessoa tem uma natureza inerente que dá forma à sua personalidade, mas os tipos específicos de relacionamento são determinados pela natureza da sociedade em que a pessoa nasce.

Sentimento de inferioridade

  Na cena em que Henry leva sua irmã para patinar, a joga propositalmente em local perigoso ( gelo mais fino), fica olhando ela se afogar e não faz esforço algum para ajuda-la, para Adler seria considerado um sentimento de inferioridade.

  O fato de Henry ser o primogênito é um grande fator para o desenvolvimento de sua personalidade. Quando a criança deixa de ser única, dando lugar para outra menor, perdendo seu espaço a atenção, ela se sente inferior, insegura. Para Adler a criança é motivada por seus sentimentos de inferioridade a buscar um nível superior de desenvolvimento. Quando atinge esse nível, começa a sentir-se inferior novamente e inicia mais uma vez o movimento ascendente.

  Assim Henry queria se livrar de sua irmã, como se percebe ao longo do filme que ele matou seu irmão mais novo afogado.

Interesse social

  Na cena em que Henry fuma um cigarro, oferece para seu primo e diz que é coisa de adulto, para Adler se encaixa no perfil de interesse social, pois ele considera o ambiente social importante para o desenvolvimento da personalidade. A pessoa está inserida em um contexto social dês do primeiro dia de vida.

  Adler acreditava que o interesse social é inato, que os humanos são criaturas sociais por natureza, não por habito.

              O fato de ele ser uma criança e fumar, dizendo que é coisa de adulto, ele de fato aprendeu isso em algum lugar, provavelmente no ambiente social em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com