TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Especifico I Políticas Públicas - Psicologia Hospitalar

Por:   •  7/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  7.654 Palavras (31 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO

FACULDADE PIO DÉCIMO

CURSO DE PSICOLOGIA

           

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ESPECIFICO I

POLÍTICAS PÚBLICAS - PSICOLOGIA HOSPITALAR

SAULO HENRIQUE DOS SANTOS DANTAS

ARACAJU/SE

DEZEMBRO/2017

SAULO HENRIQUE DOS SANTOS DANTAS

           

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ESPECIFICO I

POLÍTICAS PÚBLICAS - PSICOLOGIA HOSPITALAR

Relatório apresentado à Faculdade Pio Décimo como requisito na parte da avaliação da disciplina Estágio Específico Supervisionado em Psicologia I, do 8º Período, sob orientação do Profº José Marcos de Oliveira Cruz.

ARACAJU/SE

DEZEMBRO/2017 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 REFERENCIAL TEÓRICO        5

2.1 Hospital, sua história e funções        5

2.3 Psicologia no hospital e um pouco de sua história        8

2.4 O SUS e a política de humanização        9

2.5 O acolhimento na sala de espera        11

3 ANÁLISE SITUACIONAL        13

4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        15

        Reunião de alta com as parturientes        15

        Acolhimento de familiares de pessoas internadas na UTI adulto.        15

        Musicoterapia no Hospital        17

        Roda de conversa com a mães de bebês na UTIN e Ucinco e UTI infantil.        18

        Escuta de mulheres no pré e pós operatório        20

        Escuta de pacientes internados na UTI adulto        20

5 ANÁLISE CRÍTICA DO ESTÁGIO        22

6 CONCLUSÃO        24

7 REFERÊNCIAS        25


1 INTRODUÇÃO

Em cumprimento da disciplina Estágio Especifico Supervisionado I em Psicologia na área de Políticas Públicas tivemos a oportunidade de vivenciar as atividades de um psicólogo na especialidade psicologia hospitalar. Além disso, contamos com o suporte e embasamento teórico do supervisor acadêmico, o Professor da disciplina, Msc. José Marcos de Oliveira Cruz e com o apoio e orientação do Professor Msc. Evanildo Vasco Viana, como supervisor local no campo de estágio.

O estágio foi desenvolvido no Hospital e Maternidade Santa Isabel na cidade de Aracaju – Sergipe. O comprimento da carga horária de 100 horas no campo de estágio foi obrigatório com o objetivo de aperfeiçoamento e cumprimento ao currículo base da formação. Durante esta etapa do estágio em Políticas Públicas no hospital, atuamos com o objetivo de executar o projeto de intervenção intitulado “Prevenindo a sífilis” que foi planejado com o objetivo de fazer promoção e prevenir a sífilis, uma DST (Doença Sexualmente Transmissível).

Durante o cumprimento das atividades de estágio, trabalhamos também atividades com as mães de crianças internadas nas UTI’s (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, infantil e adulto. Foram realizadas escuta e demos orientações às mulheres internadas nas salas de pré-parto, pós-parto e nas alas de enfermarias cirúrgicas. Participamos também do acolhimento aos familiares e realizamos escuta a pacientes internados na UTI adulto. Entendemos que o estágio proporciona aos estudantes de psicologia uma experiência com a realidade da profissão de psicólogo hospitalar, aplicação das literaturas discutidas durante as supervisões, trocas de informações, assessoramento e noções da prática da humanização no campo das políticas públicas de saúde.

O presente projeto nos colocou diante de situações que observadas no dia-a-dia no Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) nos fez pensar na realização do acolhimento nas salas de espera, pois ao visitar os espaços do hospital deparamo-nos com escutas diversas e pessoas expuseram os sentimentos de angústia, sofrimento, estresse e medo. O plano de intervenção foi elaborado para atuação do psicólogo hospitalar na sala de espera nas recepções e nas UTI’s infantil e neonatal do Hospital e Maternidade Santa Isabel, visando à minimização dos sofrimentos nos pacientes que são portadores da sífilis e fazendo a prevenção de outros pacientes para que se possa diminuir o risco de contaminação.

ok


2 REFERENCIAL TEÓRICO 

2.1 Hospital, sua história e funções

Consultando Gonçalves (1983) e Borba (1985) vemos que ambos nos relatam que hospital vem do latim “hospes” que quer dizer, hóspedes e, contudo deu origem a hospitales que era o lugar onde hospedavam na antiguidade, os viajantes e peregrinos como também os enfermos. Ainda tinha uma especificação quando este era ocupado por pobres, incuráveis e insanos era designado de “hospitium”, ou seja, hospício, hospital de psiquiatria.

Conta os autores que na Grécia, Egito e Índia, os médicos aprendiam a medicina em locais junto aos templos e exerciam a profissão nas casas dos enfermos. Muitos séculos antes da Era Cristã, construções semelhantes a hospitais junto aos templos dedicados a Esculápio (deus da medicina e da cura da mitologia grego-romana). Nesses locais eram colocadas as pessoas enfermas ante a estátua do Deus, para que a ação dos sonhos, associada à de medicamentos empíricos preparados pelos sacerdotes pudessem curar os doentes.

Na Índia Antiga, conta-se do aparecimento de construções do tipo hospitalar junto às estradas por onde passavam os exércitos, nesses locais as tropas descansavam e os doentes eram tratados, surgem também nessa época lugares para descanso e tratamento de civis, principalmente para o isolamento de pessoas com doenças contagiosas, pois permaneciam separadas do restante da sociedade e entregues à própria sorte, os medicamentos eram muitas vezes ineficazes.

Os autores contam também que os hospitais eram considerados depósitos de pessoas doentes destituídas de recursos, sua finalidade era mais social do que terapêutica. Por volta do ano 360 d.C surgiu à figura do hospital e a história do hospital começa a ser contada a partir de Cristo, pois recebendo influência direta da religião cristã, o homem passou a se preocupar com o seu semelhante que até então pairava um espírito egoístico de não socorrer o próximo e afastar-se dos deficientes e enfermos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)   pdf (274 Kb)   docx (245 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com