TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Supervisionado no PSF

Por:   •  5/7/2022  •  Artigo  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO DO SUL DE MINAS – UNIS
BACHARELADO EM PSICOLOGIA

RAYNARA RIBEIRO SOARES

RELATORIO FINAL DO ESTÁGIO NIVEL A:
PSICOLOGIA DA SAÚDE

VARGINHA
2022

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2.CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL.
...................................................................3
3.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
....................................................................4
4.CONCLUSÃO
...................................................................................................4 
5.REFERÊNCIAL
................................................................................................5

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como principal objetivo descrever o processo de estágio realizado no PSF – Damasco em Varginha, no período de março de 2022 à julho de 2022. O estágio foi coordenado pelo Psicólogo Daniel de Souza Marotta, e pelo professor Alessandro como supervisor. Todo o conhecimento adquirido ao longo do período de formação foi posto em prática durante este semestre com o estágio, de forma a aprofundá-lo.

À luz do fato de que a psicologia é uma ciência que serve aos outros e que os psicólogos estudam o comportamento humano e a fenomenologia comportamental, há pressão para que a psicologia faça qualquer coisa "a céu aberto" para proteger a sociedade. Isso inclui investigar os fatores psicológicos que contribuem para as doenças físicas, melhorar os sistemas responsáveis pela prestação de cuidados da saúde e desenvolver políticas de saúde pública.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL

A origem do PSF no Brasil remonta à criação do PACS em 1991 como parte do processo de reforma do setor saúde desde a Constituição, com o objetivo de ampliar o acesso ao sistema de saúde e impulsionar as ações de promoção e prevenção da saúde. Em 1994, o Ministério da Saúde introduziu o PSF como uma política nacional de atenção básica de caráter organizacional e substitutivo, desafiando o paradigma tradicional da atenção básica baseada em profissionais médicos especializados. Atualmente, reconhece-se que não se trata mais de um programa, mas sim de uma estratégia de atenção primária qualificada e efetiva.

O governo emitiu a Portaria nº 648, em 28 de março de 2006, estabelecendo o Programa de Saúde da Família (PSF) como estratégia prioritária do Ministério da Saúde para a organização da Atenção Básica, que tem como um de seus princípios a possibilidade de atendimento universal e acesso contínuo a serviços de saúde de alta qualidade e reafirmando os princípios fundamentais da governança democrática.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O estágio iniciou-se no dia 11 de março de 2022, e durante as 40 horas foram feitas várias triagens e acolhimentos com os pacientes, onde foram atendidos crianças, pais, adultos, adolescentes, com casos que necessitavam do atendimento e acompanhamento psicológico. Todos os dias eram atendidos 3 pacientes, com diferentes demandas para o acolhimento e apurar os acontecimentos para logo após, encaminhar ao psicólogo responsável da unidade do Damasco, para poder agendar o acompanhamento psicológico que seria feito com tal paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com