TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio em psicologia organizacional

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  4.609 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADES INTEGRADAS APARICIO DE CARVALHO

CURSO DE PSICOLOGIA

ESTÁGIO BÁSICO II

JÉSSICA SANTANA PAZ

Porto Velho/RO 2014

JÉSSICA SANTANA PAZ

ESTÁGIO BÁSICO II– INSTITUIÇÃO ORGANIZACIONAL

        Relatório apresentado ao Curso de Psicologia, das Faculdades Integradas Aparício de Carvalho- FIMCA, como requisito obrigatório de avaliação da disciplina de Estágio Básico II, sob a supervisão da Prof.ªSâmia.

Porto Velho/RO – 2014

  1. INTRODUÇÃO

O estágio permite conhecer a realidade e possibilitar o desenvolvimento de atitudes e habilidades básicas necessárias ao desempenho do psicólogo em atividades da área Organizacional. Para tal fez-se necessário à aproximação do futuro profissional a uma instituição Organizacionalque tem como objetivo atender às necessidades das empresas que visam profissionais qualificados e com perfil adequado às novas expectativas de mercado.

O Rhesultados é uma empresa especializada em Recursos Humanos, que atua no Recrutamento e Seleção de pessoal, identificado no perfil do candidato às competências necessárias para o cargo exigido pela Empresa. O processo seletivo feito pela Psicóloga do Rhesultados é realizado de forma minuciosa, pois a mesma que ter certeza que está contratando o profissional adequado ao cargo certo e com uma perspectiva de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal.

O Recrutamento é feito através da pesquisa do Banco de Dados, e também atravésalgumas empresas do mesmo seguimento que temos parceria. Os candidatos são selecionados através de entrevistas das quais será verificado se o candidato corresponde ao perfil definido.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral
  • Compreender a prática profissional do psicólogo organizacional.
  • 2.2 Objetivos Específicos
  • Observar o trabalho realizado pela Psicóloga no Recrutamento e seleção pessoal;
  • Conhecer como é feito a análise dos currículos e como as vagas são divulgadas;
  • Identificar quais os métodos usados pela Psicóloga para detectar o perfil adequado para o determinado cargo.
  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Neste item, serão apresentados conceitos sobre recrutamento e seleção pessoal, visto que o processo de recrutamento e seleção visa buscar no mercado de trabalho os profissionais que mais se adaptam ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida na empresa.

  1. Recrutamento

Segundo Lacombe(2003), o recrutamento abrange o conjunto de praticas e processos usados para atrair candidatos para vagas existentes ou potenciais.

Segundo Ribeiro (2005, p. 52), recrutamento trata-se de um trabalho de pesquisa junto às fontes capazes de oferecer à organização um número suficiente de pessoas”. Muitas organizações não despendem muita atenção e cuidado no processo de recrutamento e seleção de pessoal, tendo depois que suportar problemas significantesno futuro da organização. Tais como contratar funcionários que não iram surpreender a empresa como ela queria e com isso ocasionar despesas à organização.

Recrutamento é a etapa inicial do processo de busca e atração de mão de obra para a organização, procurando prover o número adequado de candidatos para as posições em aberto (TOLEDO; MILIONE, 1983 apud PONTES, 1996, p. 81).

Contudo, recrutamento é um processo de atrair um conjunto de candidatos para um particular cargo que esteja disponível na organização. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo. O mercado do qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser externo, interno ou misto (CHIAVENATO, 2006)

Segundo Chiavenato (2006), recrutamento pode ser dividido em três formas quesão: recrutamento interno, externo e misto.

  1. Recrutamento interno

O recrutamento interno aproveita melhor o potencial humano das organizações, motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários, incentiva a permanência e fidelidade dos funcionários, aproveita os investimentos da organização em treinamento, o custo financeiro e menor em relação ao recrutamento externo e apresenta maior índice de validade e de segurança e é mais rápido.

O recrutamento interno exige uma série de dados e informações relacionadas, como: resultado dos testes de seleção, resultado das avaliações de desempenho, resultado dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, exame das análises e discrições de cargos, exames dos planos de carreiras e verificação das condições de promoção e substituição (CHIAVENATO, 1981).

De acordo com Chiavenato (2006, p. 210), o recrutamento interno tem as seguintes vantagens: é mais econômico, é mais rápido, apresenta maior índice de validade e de segurança, é uma fonte poderosa de motivação para os demais empregados, aproveita os investimentos da empresa em treinamento do pessoal e desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal.

O recrutamento interno também pode causar algumas desvantagensque não são favoráveis à organização como: bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas; funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua e mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização. Ela também facilita o conservantismo e favorece a rotina atual (CHIAVENATO, 2006).

  1. Recrutamento externo

Conforme Chiavenato (2006, p. 212) o Recrutamento externo funciona com candidatos vindos de fora da empresa. Havendo uma vaga, a organização procura preenchê-la com pessoas estranhas, ou seja, com candidatos externos, extraídos pelas técnicas de recrutamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com