TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório organizacional

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

WEBFÓLIO

CURITIBA

2016

LUANA NASCIMENTO

WEBFÓLIO

Projeto de estágio apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Psicologia Organizacional.

Orientador (a): Prof. (ª) Hellen Priscila Farias Moletta

CURITIBA

2016

  1. INTRODUÇÃO

    O trabalho atual aborda a descrição do estágio desenvolvido para disciplina de Psicologia Organizacional, que tem por objetivo o resumo três temas relacionados a esta área, como o Recrutamento e Seleção, Integração de colaboradores e Processos Motivacionais que serão correlacionados com as vivencias, possibilitando assim maior compreensão e assimilação dos conteúdos, o trabalho foi realizado no CAPE/DENARC Centro Antitóxico de Prevenção e Educação, o objetivo deste local é atender toda a comunidade que tenha problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de substancias psicoativas. É um órgão de apoio que foi criado pela Secretária de Estado da Segurança Pública (SESP), em 17 de março de 1994.

   O Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação – CAPE, teve inicio com a Resolução n° 226/94, junto a Delegacia Antitóxicos, atuando conforme a antiga  Lei 6368/1976, sobre drogas que prendia o usuário de drogas, no entanto, o usuário que era apreendido  não ficava preso logo apos o pagamento de fiança era solto e recebia uma documentação do serviço social e  do setor de psicologia, então era intimado a comparecer no CAPE para receber orientações e aconselhamento sobre os malefícios causados pelas drogas.      .

   Por fim, o estágio foi realizado no departamento iniciando com a observação do local e auxilio nas atividades da área recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e gestão de pessoas.

1.1 OBJETIVOS

       - Conhecer o ambiente e a estrutura física do local;

     - Verificar as necessidades do local;

     - Especificar os problemas correlacionando com a teoria;

     - Sugerir estratégias para resolução do problema identificado;

   2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

  2.1 HISTÓRICOS DA POLICIA CIVIL

      Em 1760 o Rei de Portugal D. José I cria o que viria a ser o primeiro cargo de Intendente Geral de Polícia da Corte e do Reino, com amplos poderes e ilimitada jurisdição, com o objetivo de garantir a ordem, a segurança e a paz públicas. O Intendente Geral era responsável por todo o Brasil, nas vilas havia os Delegados e Subdelegados do Intendente, como seu representante. Por Decreto Imperial, é nomeado o primeiro Chefe de Polícia do Paraná, o Bacharel Antônio Manoel Fernandes Júnior que veio do Rio de Janeiro, juntamente com o Presidente da Província, Zacarias de Goes e Vasconcelos.

   Em 22 de novembro de 1871, por Decreto Imperial n.º 4824, foi instituído o inquérito policial. Em 17 de junho de 1911, pelo Decreto n.º 262, foi instituída a Guarda Civil do Paraná, órgão civil, incumbido de auxiliar na manutenção da ordem e segurança públicas, e teve honrosa atuação, sendo considerada corporação de elite da Polícia Civil.

   Em 1918 foi publicada a obra "O Agente Policial", de autoria de Antônio Francisco Nauffal que se constitui numa das primeiras manifestações sobre o desempenho, a utilidade e os meios necessários para a missão policial, que foi enriquecida com a divulgação de técnicas da polícia científica, cujo uso na época era considerado heresia.

  No ano de 1922, com a Lei n.º 3052 foi concebido a polícia de carreira. Com Emenda Constitucional n.º 03 de 1971 fixou a organização da Polícia Civil com carreiras funcionais, criou-se o Conselho da Polícia Civil e determinou o provimento da carreira de Delegado de Polícia por Bacharel em Direito, aprovado em concurso público.

   O primeiro Estatuto da Polícia Civil foi determinado pela Lei Complementar n.º 03 de 1974, estabelecendo a organização da Polícia Civil. Segue-se o decreto n.º 4.884, de 24 de abril de 1978 que regulamenta a estrutura da Polícia Civil. A Lei Complementar n.º 14 de 1982 – Segundo

Estatuto da Polícia Civil - muda a denominação do órgão para Departamento da Polícia Civil, com a mesma subordinação, tendo como titular, o Delegado Geral, cargo a ser exercido obrigatoriamente por um Bacharel em Direito, preferencialmente ocupante do cargo de Delegado de Polícia, da classe mais elevada.

Portanto, a Polícia Civil é organizada da seguinte forma:

[pic 1]

FIGURA 01 – Organograma da Polícia Civil do Paraná

2.2 DENARC

   Diante a premente necessidade de combater o narcotráfico, o Departamento da Policia Civil instituiu a Delegacia Antitóxicos - DATOXO , pois o combate às drogas sempre foi uma das maiores preocupações da Polícia Civil. Juntamente com a referida delegacia, para a prevenção e educação sobre drogas, através da RESOLUÇÃO n.º 226 de 17 de março de 1994, D.º n.º 4.230 de 28.03.94, criou o Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação (CAPE), ambos subordinados à Divisão de Investigações Criminais - DIC. Em 1997, através do Decreto nº 3.211, de 10 de junho de 1997, do Governador Jaime Lerner, foi criado o Grupo Especial de Trabalho - Força Especial de Repressão Antitóxico - FERA, subordinado diretamente ao Delegado Geral do Departamento da Policia Civil do Estado do Paraná.

   Com o aumento da criminalidade, e da demanda de investigação para repressão ao Narcotráfico, o Governo do Estado do Paraná, no âmbito de suas atribuições, através do Decreto n° 2.428, de nove de agosto de 2000, criou a Divisão de Narcóticos - DINARC, a qual foi inserida na estrutura da Polícia Civil, no nível de execução. Com a criação da Dinarc, a Delegacia Antitóxicos, o CAPE e o FERA, deixaram de ser subordinados da Divisão de Investigações Criminais - DIC e do Delegado Geral, respectivamente, para serem todos subordinados à mesma divisão, ora instituída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (407.2 Kb)   docx (262.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com