TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório parcial de estágio: presídio feminino irma zorzi

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.176 Palavras (13 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – UCDB

FACULDADE DE PSICOLOGIA – BACHARELADO

ISABELLA FARINELLI DEPÓLITO

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO: PRESÍDIO FEMININO IRMA ZORZI

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - UCDB

CAMPO GRANDE / MS

2017

ISABELLA FARINELLI DEPÓLITO

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO: PRESÍDIO FEMININO IRMA ZORZI

Relatório de Estágio Específico II, sob orientação da Profª. Drª. Sonia Grubits, como requisito final da obtenção do grau em formação de Psicólogo da Universidade Católica Dom Bosco.

[pic 2]

[pic 3]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. JUSTIFICATIVA         5
  3. CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA FORESNSE.........................................5
  4. APRESENTAÇÃO INSTITUCINAL..............................................................................7
  5. OBJETIVO...................................................................................................................9

5.1 Geral        9

5.2. Específicos        9

 6.   MATERIAIS E MÉTODOS...........................................................................................9

      6. 1 Entrevista Psicológica............................................................................................9

      6. 2 Teste Palográfico ................................................................................................11

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

Esse presente relatório se constitui como relato de vivência de estágio obrigatório do curso de Psicologia 9º semestre na Universidade Católica Dom Bosco. Esse estágio está sendo supervisionado pela professora Sônia Grubts, no eixo de Psicologia da Saúde na área jurídica. O estágio está sendo realizado no Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi, localizado em Campo Grande MS, cinco horas semanais, uma vez por semana e está sendo acompanhado pela psicóloga da instituição Maristela.

Fazendo uma breve apresentação sobre a instituição, o Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi, de regime fechado, exclusivamente feminino, localizado no Bairro Coronel Antonino, na cidade de Campo Grande – MS. O Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi foi inaugurado em 1995, através do Decreto n. 8.251, de 19 de maio de 1995 e é exclusivo para o sexo feminino. Antes de 2005 o referido presídio atendia ao regime fechado, semiaberto e aberto para o sexo feminino. O nome dado ao presídio é uma homenagem a uma freira que iniciou os trabalhos de encarceramento feminino, parte administrativa, na cidade de Campo Grande – MS. O presídio feminino Irmã Irma Zorzi é o único estabelecimento prisional feminino de regime fechado da cidade de Campo Grande – MS. O referido presídio pode ser considerado o melhor do Mato Grosso do Sul e um dos melhores do Brasil, buscando atender aos direitos e deveres previstos na Lei de Execução Penal, assim como às peculiaridades do gênero feminino.

Falando um pouco sobre a Psicologia Jurídica, nos dias de hoje, ela é uma área considerada emergente no Brasil. Os psicólogos atuam nessa área há muito tempo, porém, as publicações sobre esse tema são muito pouco. Falando sobre o que é a Psicologia Jurídica, é um campo da psicologia que agregam profissionais que fazem uma interação entre a psicologia e o direito. A principal função de um profissional que trabalha nessa área é a de auxiliar em questões relacionadas à saúde mental dos envolvidos em um processo jurídico. Para se tornar um Psicólogo Jurídico é necessário realizar uma pós-graduação especializada na área, ou, para obter o título, pode-se prestar o concurso do Conselho Federal de Psicologia. Entres as várias atividades que um psicólogo jurídico pode exercer, uma delas é o acompanhamento dentro do sistema carcerário. Dentro do presídio, o psicólogo pode fazer acompanhamentos quinzenais determinados por ordem do juiz, acompanhamentos diários por pedido dos internos, aplicação de testes psicológicos e algumas outras atividades que variam de instituição para instituição.

Neste relatório vou relatar minha experiência de estágio no presídio feminino.

  1. JUSTIFICATIVA

No Brasil, existem mais de 600.000 pessoas presas. Desde o ano 2000, foram 389.477 novos presos, foi um aumento de 167% até 2014, porem o número de vagas nos presídios não acompanhou essa expansão. A carência é maior que 250.000 vagas no sistema penitenciário. O número de preses é alto também comparado ao número da população. A média mundial é de 144 presos por 100 mil pessoas, no Brasil essa média é de 306 presos para cada 100mil pessoas. Além disso, a maior parte dos presidiários estão detidos de forma provisória, estão esperando o julgamento. O tráfico de drogas é considerado o crime que mais resulta em prisões no Brasil. Os números mostram que 28% dos presos aqui no Brasil respondem por esse crime. Os estudos mostram também que maior parte dos presos tem menor escolaridade que a média da população, 75% desses presos só estudaram até o fim do ensino fundamental, apenas 9,5% concluíram o ensino médio.

Dessa forma, olhando para esses números vemos a importância do trabalho da psicologia dentro dos presídios, auxiliando essa população carcerária e auxiliando a justiça no andamento dos processos. Esse relatório, então, se faz importante para mostrar o trabalho do psicólogo dentro dessas instituições, analisando assim as atividades que ele exerce.

  1. CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA FORENSE E JURÍDICA

A Psicologia Forense, chamada também de Psicologia Criminal ou Psicologia Judiciária, tem como propósito a aplicação de conhecimentos psicológicos no direito. Tem como função dedicar-se a proteger a sociedade e a defender os direitos do cidadão, através de uma perspectiva psicológica. Este ramo se detém ás situações apresentadas nos tribunais. Se dedica ao estudo do comportamento criminoso. Tenta coletar informações sobre a história de vida do indivíduo criminoso e os processos psicológicos que o levaram à criminalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com