TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Artigos Científicos: Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 2

A SOCIEDADE INFORMÁTICA

Texto retirado do livro de Adam SCHAFF, A Sociedade Informática, 4ª Edição, São Paulo, Brasiliense, 1995. (p. 21 a 51).

O texto A Sociedade Informática compõe de três temas, revolução técnico-científica, mudança na formação econômica e mudança na formação social da sociedade. Inicialmente apresenta a evolução tecnológica industrial, a microeletrônica, a microbiologia, a engenharia genética, energia nuclear e as pesquisas nas áreas científicas de comunicação, transporte, informação e nas áreas de serviços. A automação das indústrias denominadas como a segunda revolução técnico-industrial, substituiu o homem pelas máquinas provocando problemas sociais. A mudança na formação econômica, fala sobre a consequência advinda da automação em que a demanda da mão de obra humana vem sendo reduzida, desestruturando economicamente a sociedade. A desigualdade provocada pela desestruturação econômica da classe trabalhadora sugere aos governos a nacionalização das indústrias e da planificação econômica. Quanto à formação social do último capítulo vem reforçar a necessidade da mudança cultural e econômica da sociedade, pois as forças produtivas, a produção agropecuária, a informatização generalizada dos setores industriais e dos serviços, influenciam os órgãos representativo das classes e na política, para que se utilizem programas e conteúdos curriculares adequados, a fim de dirimir as divisões culturais provocada pela Sociedade Informática.

As colocações ainda que não sejam reais nos dias atuais, mas uma tendência que pode e tornar fato em um curto espaço de tempo, leva-nos a refletir sobre o futuro do trabalho assalariado que a Sociedade Informática nos alerta, mas devemos considerar que a humanidade ou os governantes que detém o poder de gerir a coisa pública não seriam inconsequente diante da ambição de uma minoria e com isso causar um desequilíbrio imensurável à sociedade, buscando, portanto uma solução igualitária para o problema.

ADAM SCHAFF, (1913-2006) polonês, estudou direito e economia na École de Sciences Politiques et Economiques de Pariz, fez doutorado em filosofia (1945), professor, foi membro do Partido dos Trabalhadores e Membro da Academia Polonesa de Ciências e do Clube de Roma, autor de vários livros relacionado à filosofia e ciências humanas.

ROBERTO LEÃO – Acadêmico Bacharelado em Administração Pública UEMS – Modalidade a Distância – Polo de Camapuã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com