TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o filme Freud Além da Alma

Por:   •  14/7/2023  •  Resenha  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 4

Considerações e apreciação – sobre o filme "Freud Além da Alma"

O filme serve como uma boa introdução para se compreender as etapas percorridas por Freud.

“Freud Além da Alma” foi dirigido por John Huston, com um roteiro elaborado pelo filosofo existencialista, Jean-Paul Sartre. Trata-se de um filme que reproduz a vida de Sigmund Freud desde a sua formação acadêmica em medicina, é recheado de conceitos da teoria psicanalítica, o qual retrata a investigação de Freud ao longo dos anos em busca dos conceitos que futuramente seriam consolidados na teoria da psicanálise.

No início do filme, o narrador fala que “Esta é a história da entrada de Freud numa região tão escura quanto o próprio inferno, o inconsciente humano, e de como ele o iluminou.” Como sabemos, Freud foi o responsável pela difusão da idéia de que somos movidos pelo inconsciente e pela criação da Psicanálise. Por isso ele é tido como um dos revolucionários do conhecimento no âmbito humano, juntamente com Darwin e Copérnico.

Ao mostrar a internação de uma paciente, em 1885, diagnosticada com histeria, onde no contexto histórico evidenciado, a histeria era negligenciada pela medicina, e era vista como algo feito pelos indivíduos apenas para “chamar atenção”, e não como uma doença, além de não haver tratamento e não ser compreendida. Este fato ia contra os ideais de Freud que reconhecia o indivíduo como doente e necessitado de ajuda, partindo dos princípios de que esta doença era fruto do inconsciente, ele fica instigado com essas pessoas, apesar de seu chefe na clínica ser bem mente fechada.

Com o tempo e sofrendo várias críticas dos companheiros de Trabalho, Freud viaja para Paris para aprender com os ideais de Charcot, um médico que tratava dos histéricos utilizando-se o método da hipnose, utilizado para induzir o paciente a um estado mental similar àquele causado pelo trauma obtido. Sigmund Freud, percebeu então, que através da hipnose poderia criar ou eliminar sintomas e que a histeria estava associada a traumas psicológicos e não representava comprometimento fisiológico. Onde a cura, estaria associada à descoberta das causas reais. Ao voltar para sua cidade, apresenta as novas descobertas a comunidade médica e sofre diversas críticas, sendo apoiado apenas pelo Dr. Breuer, que utilizada a hipnose com alguns pacientes.

Com a finalidade de escreverem um artigo sobre o assunto, os dois médicos começam a desenvolver um trabalho juntos, até que Freud desiste, quando, por meio de uma hipnose acaba descobrindo que um homem, que matou seu próprio pai, sentia-se sexualmente atraído por sua mãe. Porém, mais a frente, ele volta a realizar seu trabalho, inclusive assumindo uma paciente de Breuer. E assim, ele começa a formular a sua teoria sobre a sexualidade e o complexo de Édipo.

Breuer repassa sua paciente para Freud, que não se permite hipnotizar. Ao iniciar seu trabalho com essa nova paciente, ele percebe que a hipnose fazia com que ela ficasse dependente e sexualmente atraída pelo terapeuta e, com isso, descobre que é possível chegar ao inconsciente através da fala sem precisar hipnotizar o paciente. Dessa forma, ele começa um novo modo de trabalhar e procura entender sua paciente tomando como base sua própria vida, e acredita que o trauma da mulher é fruto de um abuso sexual que ela sofreu na infância. Essa metodologia ficou conhecida como o método de associação livre ou “a cura pela fala”, utilizado até os dias atuais. Neste método, o paciente fala o que lhe ocorrer no momento. O terapeuta apenas o estimula para que não rompa o fluxo verbal, evitando distrações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com