TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Filme Visconde Partido ao Meio

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 8

                                           [pic 1]                   

                                                  Resenha Crítica

                       

                                     Livro:        O visconde partido ao meio.

                                                              Italo Calvino

Biomedicina:  1º Semestre

Ética e Bioética

Professora: Sandra Portela

Aluno: Saul Lopes Fiterman

                                                 Salvador-BA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

                                                        2013                  

                                         RESENHA CRÍTICA

                                 O Visconde partido ao meio. Calvino. I.    

         O Visconde partido ao meio (1952) se inicia com a descrição da guerra travada entre os turcos e a coroa. Nessa introdução, o Visconde de Terralba (personagem principal da trama), começa a fazer descobertas a respeito da guerra e sobre todas as coisas novas que estava vendo. Tinha se alistado na guerra somente para satisfazer o desejo de alguns nobres da coroa. Após as apresentações e entrevistas o Visconde de Terralba, por tratar-se de um membro de uma família nobre, foi nomeado tenente.         

        Na manhã seguinte ocorre a primeira e última batalha de Medardo (o Visconde), pois fora ferido no peito por um tiro de canhão. Durante uma das tréguas da batalha, um carro recolhe Medardo, levando-o para o hospital. E lá puderam conferir o tiro havia lhe arrancado metade do corpo, restando somente um olho, uma orelha, uma perna, uma narina, e um braço. E após o acidente, o Visconde volta para o castelo de seu pai em sua cidade natal, onde todos querem vê-lo, porém ele se tranca no quarto evitando tudo e a todos.

       Seu pai querendo agradar treina um pássaro conhecido por lavadeira, para que chegasse ao quarto do filho e o alegrasse. E então ele libertara o animal e como esperado o pássaro voou até a janela do quarto do filho. Entretanto, não demora muito o pássaro é morto pelas mãos de Medardo e atirado para fora do quarto. O pai do Visconde pega o pássaro, e notou que o pássaro estava com uma asa dilacerada, um olho furado e uma perninha esmagada, ficando muito  entristecido pelo que o filho acabava de fazer, e magoado tranca-se em um viveiro, junto com seus pássaros, morrendo no dia seguinte.

       Após a morte do pai, o Visconde de Terralba, tomado pelo ódio oriundo da sua inconformação com a vida, começa a sair do castelo com o único intuito de fazer mal a todos os seres que encontrasse. E nessa parte da trama, o Visconde utiliza seu poder e autoridade para enforcar, torturar, e destruir tudo e todos que pode. Tenta assassinar seu sobrinho por diversas vezes e faz com que sua madrasta seja mandada ao exílio de leprosos, utilizando mentiras. Tudo sem um motivo aparente, somente para satisfazer seu desgosto com a vida.

      As atitudes de Medardo começam a mudar sutilmente a partir do dia em que avista uma camponesa chamada de Pamela, e tenta, de várias maneiras, convencer a moça a ir morar no castelo com ele. Mas, pela fama das suas atitudes hediondas, o Visconde não consegue convencê-la. Muito menos por suas formas de ‘’cortejo’’, mandando mensagens horrendas, sempre acompanhadas de animais mortos, mutilados ou qualquer outra coisa do gênero. E tentando se livrar das investidas de Medardo, a camponesa diz para seu pai deixar as colmeias descobertas para que as abelhas ataquem o Visconde de Terralba, da mesma forma diz para sua mãe amarrá-lo no formigueiro e deixa-lo lá até morrer. Os pais da menina, ingenuamente falam para Medardo o que a filha os disse. No dia seguinte, Pamela volta mais cedo para casa e encontra seu pai e sua mãe amarrados e amordaçados um em cima do formigueiro e outro rodeado pelas abelhas, ou seja, o Visconde ainda tentava convencer Pamela de vir junto com ele pela pior maneira possível.

      Em certa ocasião quando o sobrinho de Medardo dormia ao pé de uma árvore, acorda assustado e vê seu tio com a mão por cima de seu rosto retirando-lhe uma aranha que estava pronta para mordê-lo. O sobrinho do Visconde, então, não entende o que está acontecendo, mas, nota que a mão que lhe salva não é a mesma que em outra ocasião tentava lhe matar,  pois dessa vez a mão era a esquerda, assim como todo o restante do corpo. E assim começam a surgir diversos acontecimentos semelhantes, de uma boa natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (595.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com