TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Mal Estar na Civilização

Por:   •  2/11/2018  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica do livro Mal estar na civilização de Freud[pic 1]

 

A obra O mal estar na civilização foi publicada originalmente em alemão e traduzida para o português e publicada no Brasil em 2011 pela Editora Companhia das Letras. Os primeiros capítulos trazem uma temática de extrema importância por abordar um tema abrangente como o sofrimento e a falta da felicidade, que provocam o sentimento de “mal-estar” nos cidadãos.

Sistemas, mudanças, globalização. A sociedade moderna enfrentou e criou diversas novidades ao longo dos últimos séculos, processos que, sem dúvida alguma, colaboraram para a propagação do mal-estar da civilização. Freud define que esse sentimento de solidão, sofrimento e da falta de felicidade são resquícios trazidos pela consolidação da civilização e da cultura. Segundo Jaqueline Feltrin Inada[1], a questão principal de vários estudos de Freud gira em torno do alcance da felicidade, que ele afirma ser o maior desejo do homem em sua vida. Para isso, é abordado tanto um aspecto positivo quanto um negativo, sendo a obtenção de intensos prazeres e a ausência do sofrimento, pois a felicidade nunca poderá ser alcançada. Mas, seguindo o seu aspecto positivo, a sua tentativa de alcance, levará o individuo a momentos, ainda que pequenos, em que ele terá seu sofrimento diminuído, ou seja, aquele “mal-estar” constante da sociedade será quebrado por um determinado tempo.

Sigmund Freud nasceu no dia 06 de maio de 1856 em Freiberg, formou-se em medicina, baseou seus estudos na técnica de hipnose e obtendo resultados inovadores, desenvolveu a psicanálise. Autor de diversos livros, Freud é hoje, sem dúvida essencial no estudo de qualquer individuo.

 Daniel Romano cursa a terceira Série do Colégio Visconde de Porto Seguro e foi designado a preparar esta resenha tomando como base algumas aulas de sociologia, as quais abortaram discussões sobre o tema, e os primeiros capítulos de O mal estar na civilização de Freud.

Bibliografias: FREUD, S. O mal-estar na civilização. 1. Ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011. 93 pp.

FREUD, S.. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud  >

INADA, J. F. Disponível em: < http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/JaquelineFeltrin%2858-67%29.pdf  >

NIETZSCH, F. Disponível em: < http://www.frasesfamosas.com.br/frases-de/friedrich-wilhelm-nietzsche/ >


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com