TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica “O que traz boas novas”

Resenha: Resenha Crítica “O que traz boas novas”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Resenha  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica

“ O que traz boas novas” é um filme que retrata o suicídio de uma professora em sala de aula e a dor que une professor e alunos no Canadense. Um filme que emociona muitos espectadores com a missão delicada do novo professor, ao lidar com alunos abalados devido a morte de sua professora, mais com atitudes amorosas com os alunos. Como era de costume, cada dia uma criança colaborava na distribuição do lanche e naquela manhã Simon era o encarregado de ajudar e acaba vendo a professora enforcada na sala de aula. Todas as crianças foram levadas para o pátio para não presenciarem a cena trágica, porém Alice também presenciou a tragédia. A diretora convocou todos os pais para uma reunião e diz que com a ajuda da psicóloga todos iriam superar o trauma. Devido o fato ocorrido nenhum professor queria substituir a professora, é ai que Bachir Lazhar, que na verdade é imigrante argelino, ao saber da morte terrível da professora, veio se apresentar à escola a fim de preencher aquela vaga. Na convivência com os alunos, Bachir percebe que há um atrito entre Simon e Alice: ela o acusa de ter sido o motivo do suicídio da professora, devido à professora ter abraçado e tentado beijar Simon e ele não ter gostado, sendo que na escola a regra é para que não toque nos alunos, os professores não pode ter nenhum tipo de afeto entre as crianças, provocando um distanciamento entre os professores e alunos. Há uma orientação da diretora para que não comente a morte trágica da professora, o objetivo é fazer as crianças esquecerem a tragédia. Para Bachir a solução seria conversar sobre a morte e não esconder a realidade dos alunos que de nada adiantaria. Ao ler um livro de Balzac em sala de aula para falar sobre a tragédia é repreendido por um pai que diz que o dever dele é ensinar e não educar a filha deles, sendo também proibido pela diretora.

Bachir sente dificuldades em se enquadrar ao novo método pedagógico, mesmo assim ele se esforça para fazer o melhor, apesar de usar uma metodologia tradicional e antiquada. Há um certo estranhamento com os métodos de ensino de Lazhar ao colocar as cadeiras em fila e por não ser uma sala alegre é tanto que a psicóloga comenta com Bachir que a sala parecia um quarto de hospital e que precisava de mais cor. No entanto ajudava os alunos a superar a dor fazendo com que se abrissem e falassem o que sentiam, sendo que a escola escondia o fato.

Mesmo não sendo professor e não tendo a prática e didática de ensinar em sala de aula, Bachir enfrenta a missão delicada de ensinar alunos abalados com a tragédia. Um homem sensível, motivado pela paixão por ensinar que aos poucos ganha a confiança e o carisma dos alunos. Quando o professor ama o que faz e se dedica ao ensino torna a aprendizagem prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno.

Ao ser repreendido por um pai e proibido pela diretora por trabalhar certo assunto, observa-se que as regras da escola era rigorosa, que nem se quer podia tocar nos alunos como se o professor estivesse lidando com um objeto. Ao invés da escola preparar os alunos para os desafios da vida fora da escola omitia a realidade passando uma borracha como se isso fosse resolver. Muitas vezes o professor fica acuado em trabalhar certos assuntos com medo de ser repreendido pela direção ou até mesmo pelos pais, sendo impedido de fazer um trabalho melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com