TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Documentário "a Psicologia social e o social na Psicologia"

Por:   •  1/4/2019  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Ciencias Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

Curso: Bacharelado em Psicologia

Disciplina: Psicologia Social

Docente: Jackeline Gomes

Discente: Anna Carolina da Silva

4° periodo A                                                                              21 de março de 2018

Resenha crítica do documentáro “ A Psicologia Social e o social na Psicologia”.

O documentário descrê a historia da Psicologia Social e sua efetivação como área de conhecimento sedimentado nos conflitos e problemáticas nacionais, descentralizando um conhecimento fundamentado e teórico da realidade norte- americana.

A Psicologia Social chegou a São Paulo na década de 1930, sendo inserida na Escola de Sociologia e Politica na USP. A OBRA “Psicologia Social” de Raul Briquet é considerada a pioneira na área em estudos nacionais. As professoras pioneiras na Psicologia Social trouxeram a formação no pós-guerra com a influência norte- americana num estudo difuso obre as massas.

Em 1937 é fundado o laboratório de Psicologia Social na USP, é nessa fase em que os estudos raciais entram em pauto e começam a ser realizados, sendo Virginia Bicudo a precursora. As discussões sobre relações características das problemáticas nacionais como as relações raciais, questões sobre as massas e o proletariado dão a Psicologia Social os traços sóciohistóricos que formam o Brasil. A psicologia Social passa a transitar na sociologia, filosofia, politica, antropologia, etc. adaptando-se à realidade com foco multidimensional, uma área que estuda as transformações, as interações e a realidade de modo transdimensional.

Diante as polaridades e a gama de direções da Psicologia Social surge a ABRAPSO, uma associação que une e convergem os estudos e conhecimentos apropriados a Psicologia Social. A ABRAPSO foi fundada em 1980 com direção de Silvia Lane.

O documentário expõe a Psicologia Social envolvida numa pratica aplicada em São Paulo, mostra também a existência de Psicologias Sociais, cada qual conforme o sistema inserido, retratando nomes marcantes para a fundamentação da área, assim como os conhecimentos lineares à compreensão da Psicologia Social que preservam traços multifocais que compõe a sociedade e o homem de forma histórica, politica e filosófica.

A experimentação de ciências humanas, inclusive as que veem o homem como individuo social e psíquico, usa como método primordial o cotidiano. A construção do individuo dar-se-á através do seu ambiente e os elementos transformadores, e é essa a função da Psicologia Social: conhecer o indivíduo que e transformado pelo cotidiano, num ciclo gerador de mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com