TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Muito Além Da Obesidade

Dissertações: Resenha Do Filme Muito Além Da Obesidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

No documentário produzido por Maria Farinha Filmes e dirijido por Estela Renner “MUITO ALÉM DO PESO”, que tem início com fortes imagens, onde um carregador de mercadorias (refrigerantes) está chegando a uma localidade em Careiro da Várzea-AM, onde um menino, Yan de quatro anos, visivelmente com problemas na alimentação, observa atento ao movimento do entregador acaba por pedir uma de suas mercadorias, este sendo negado causa descontentamento do menino, demonstrando certa necessidade do menino pelo produto, o que é reforçado asseguir ao ser apresentado o menino em sua residência, onde os pais apresentam a dificuldade na educação alimentar do menino, que ao ficar exigindo um pacote de batatas fritas, que ao ser negado pelos pais, em atitude de negação devido às câmeras, fica praticamente se “contorcendo” até que finalmente consegue o que queria diante da incapacidade dos pais de reestabelecer o controle da situação.

Obesidade

Segundo Jamie Oliver, Chefe e líder do Food Revolution, a obesidade está causando mudança na expectativa de vida, devida em grande parte ao modo como nos alimentamos. A mudança ocorre de tal maneira que se espera que os filhos, se continuarem estas trocas dos alimentos naturais por industrializados de maneira desordenada podem viver até dez anos menos que seus pais.

No depoimento de Ann Cooper, diretora do School Food Project, relata que este tipo de alimentação vem apartir da segunda guerra mundial, onde a necessidade de alimentos que durassem muito tempo, devido aos grandes deslocamentos das tropas. Alimentos com grandes quantidades de químicos surgiram e estão se espalhando pelo mundo.

Mudança drástica na forma de se alimentar foi maior fator responsável para que a abesidade fosse elevada a pandemia, segundo Amélia F. Godoy Matos, Médica Endocrinologista e chefe do Serviço de Metabologia IEDE, associando a obesidade como causador de diabetes, depressão, e outros.

O documentário mostra as seguir, relatos de crianças que narram a dificuldade de executar atividades corriqueiras como correr, brincar, jogar bola, onde dizem que doem as pernas e “cança muito rápido”. Relatando a preferência que demonstram as crianças, pelos produtos industrializados e conhecidos por eles através das propagandas. Que mesmo após receberem a informação do conteúdo de substâncias, que consumidas em exagero causam sérias doenças, continuam por preferir estes tipos de alimentos em detrimento daqueles que seriam mais saudáveis, como as frutas e legumes.

No relato do Médico Pediatra e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição o dr Fábio Ancona Lópes, é reforçado na necessidade de uma educação alimentar, e relatado que existe um grande desconhecimento das reais condições do alimento que os pais dão aos seus filhos, desconhecimento este que causa grandes transformações na saúde das crianças. Mostrando que em uma pesquisa realizada cerca de 60% das crianças com menos de um ano bebem refrigerante.

Em um caso apresentado e Rebeca de 11 anos com diabetes tipo dois, mostra a rotina de testes diários de glicose e aplicações obrigatórias de insulina, rotina esta causada após o diagnóstico de obesidade e posterior prescrição médica, obesidade que ocorreu bem cedo em sua vida, reforçada pelas fotos da menina ainda criança.

Segundo depoimento de Alejandro Calvillo, sociólogo-filósofo, a mídia com suas campanhas totalmente engajadas em atingir as crianças, usam de todos os recursos para atingir seus objetivos, usam de personagens conhecidos, premiações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com