TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ensaio Sobre a Cegueira

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

     No filme podemos ver que as pessoas começam a ter uma espécie de cegueira branca, diferente do comum, que seria enxergar tudo negro. Então qual a diferença entre essas? a cegueira negra, comum, é só física. Já a branca é muito pior e corresponde à inversão dos conceitos de dignidade, liberdade, igualdade, fraternidade e solidariedade; trata-se do caos da perda do respeito às minorias e às maiorias historicamente desfavorecidas. Em resumo, a cegueira branca é o caos do menosprezo aos Direitos Humanos Fundamentais.

     Quando essa “cegueira” começa Os cegos são colocados em quarentena num local inapropriado, por um governo imprevidente cujos membros, pouco mais tarde, tornam-se também cegos. Os cegos são colocados lá, mas não têm nenhuma assistência médica, ou recursos para caso de feridos, por exemplo, como ocorre no filme, onde um dos cegos, após tentar pedir ajuda por estar ferido, acaba sendo morto.

     A saúde tem como fatores determinantes a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais, mas o que vemos no filme é bem diferente, ao estarem lá dentro podemos ver que eles não tem acesso a água potável, pois toda água que sai das torneiras do local, é suja; lhes é mandado alimento, mas de forma que deve ser racionada; ao estarem “trancafiados”, pode-se ver que não são submetidos a nenhum tipo de lazer. Tudo o que lhes resta é tentar sobreviver dia após dia com o pouco que lhes oferecem e sem poder fazer nada para mudar isso.

      Quando uma mulher que mentiu estar cega para poder cuidar do marido, percebe que os guardas não estão mais rondando o local, ela informa a todos que estão livres, mas ao saírem de lá, percebem que toda a cidade ficou “cega”. Todos estão largados pela rua, sem saber onde estão. E em busca de alimento, roupas e moradia, roubam, ferem e cometem as mais diversas atrocidades.

     Em casos extremos de ameaça, Constituições permitem que pessoas possam ser privadas de algumas liberdades. Entretanto, nessa hipótese, houve por parte do governo, o abuso de uma quarentena imposta sem a oferta do apoio logístico e médico, fator este que tornou o confinamento inconstitucional. Não garantindo os direitos básicos aos confinados.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com