TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Por:   •  25/10/2016  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

O filme relata uma pandemia que ficou conhecida como “Cegueira Branca”, onde toda a população de uma cidade, exceto a mulher de um oftalmologista, perde a visão nítida das coisas e começam enxergar tudo como um clarão branco, sem nenhum motivo aparente.

Tudo começa quando um homem esta sentado em seu carro e, de repente, não consegue enxergar mais nada. Após diversos transtornos ocorridos devido à sua “deficiência”, como o furto de seu carro e a tentativa de assalto ao seu apartamento, o rapaz e sua esposa procuram um oftalmologista para saber a origem dessa “cegueira”. Pouco a pouco, todas as pessoas que tiveram contato com o motorista vão se infectando, até atingir toda a população, exceto a mulher do oftalmologista.

O governo decide por isolá-los em um hospício, onde tinham que conviver com alimentação limitada, condições precárias, sendo apenas observados pelas Forças Armadas. A mulher do oftalmologista, para poder acompanhar seu marido nessa quarentena, finge estar cega, passando a ser os olhos de todas as pessoas concentradas ali.

Após assistir o filme, pode-se observar as diferentes reações humanas frente às dificuldades, às adversidades e aos limites pessoais que podem ser encontradas no decorrer da vida, como a fome, a sede, a exposição à humilhação, preconceitos e a intolerância, principalmente.

Faz-nos refletir sobre o ser humano e suas atitudes, às vezes repugnantes, diante dos problemas enfrentados, e como ele é capaz de tirar vantagem diante da incapacidade dos outros.

A “cegueira” apresentada no filme, nada mais é do que dizer, em sentido figurado, que o ser humano está perdendo sua essência, tornando-se egoísta, visando apenas suas próprias necessidades, vivendo a epidemia do lucro, do poder, da ganância, da corrupção, etc. não se preocupando com a dignidade do próximo.

Observando a atitude da mulher do oftalmologista, que é a única que consegue enxergar e com condições suficientes para tirar vantagem dos que estavam ali, foi a que mostrou compaixão e se solidarizou a ajudar os que precisavam.

O filme deixa a mensagem de que as pessoas que “enxergam” é que devem tentar mudar a realidade em que a sociedade se encontra atualmente, tendo mais respeito e compaixão um pelos outros e não abaixar a cabeça diante de injustiças. Temos de nos basear nas atitudes da mulher do oftalmologista que mesmo passando por momentos difíceis e de sofrimento, fraqueza e limitações, não deixou de lutar pelos seus ideais e não se deixou corromper.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com