TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Estruturalismo

Dissertações: Resenha Estruturalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha descritiva da obra:

História da Psicologia Moderna. Capítulo 5: Estruturalismo

Edward Bradford Titchener apresentou a abordagem denominada "estruturalismo". Titchener obteve seu doutorado no laboratório de Leipzig no qual estudou com Wundt e foi claramente um seguidor fiel deste. Ao concluir o doutorado, Titchener esperava se tornar um inglês pioneiro na nova psicologia experimental de Wundt mas quando voltou para Oxford os estudantes ainda estavam céticos quanto a psicologia experimental e cientifica. Então, partiu para os estados unidos e lecionou psicologia e dirigiu um laboratório no qual passou o resto de sua vida trabalhando até morrer devido a um tumor cerebral.

Titchener traduziu os livros de Wundt do alemão para o inglês. Suas aulas eram superlotadas e era um ótimo professor adorado pelos alunos assim como Wundt. Dentre as regras do laboratório de Titchener havia a de proibição de participação de mulheres e argumentava que gostaria de "ouvir relatos com a liberdade para interromper, debater e criticar, em um ambiente encoberto pela fumaça dos charutos e sem a presença de mulheres (...) elas são delicadas demais para fumar". Porém, algumas estudantes de Titchener se escondiam para ouvir o que era debatido no laboratório e criticavam essa regra de exclusão de gênero.

Para Titchener, o objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente como dependente do individuo que a vivencia. Mas esse tipo de experiência é diferente da que fora estudada por cientistas de outras areas, por exemplo, tanto o físico quanto o psicólogo podem estudar os fenômenos da luz e do som porem o físico analisa os processos físicos envolvidos enquanto os psicólogos observam com base na experiência e a observação humana desses fenômenos.

Ao estudar a experiência consciente, Titchener alertou a respeito de se cometer um erro de estimulo que é a confusão entre o processo mental que esta sendo estudado e o estimulo ou o objeto que está sendo observado. E a introspecção era aplicada por Titchener através de observadores rigorosamente treinados para descrever elementos no seu estado consciente, em vez de apenas relatar o estimulo observado utilizando apenas nomes conhecidos. Dessa forma, Titchener se diferenciava de Wundt porque estava interessado em analisar a experiência consciente complexa, e não a síntese dos elementos mediante a apercepção.

Três propostas básicas para a psicologia foram apresentadas por Titchener e são estas:

1- reduzir os processos conscientes aos seus componentes mais simples;

2- determinar as leis de associação desses elementos da consciência;

3- conectar os elementos às suas condições fisiológicas.

Houveram diversas criticas a Titchener que envolveram o método da introspeção usado por ele e seus observados rigorosamente treinados e sobre a impossibilidade de resgatar a totalidade da experiência partindo posteriormente de qualquer associação e combinação das partes elementares. Apesar de muitas criticas ao estruturalismo, os historiados dão o devido crédito as contribuições de Titchener. A experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com