TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Farmácias Simi

Por:   •  17/3/2021  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina Psicofarmacologia

                                                                     Tutor: Prof.

São Paulo, 2021

Farmácias Similares: Saúde pública e privada para a base da pirâmide no México

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende relatar a crescente preocupação com a atenção em saúde das classes mais baixas da pirâmide socioeconômica do México, mostrando o excelente exemplo das Farmácias Simi, uma empresa que possui diversas franquias ao redor do México, atuando no mercado de medicamentos genéricos, similares e vitaminas com preços muito mais acessíveis à população.

DESENVOLVIMENTO

Diferentemente do SUS, o sistema de saúde do México era segregado até o ano de 2003. Havia uma separação entre os trabalhadores e os não trabalhadores, o que incluía os idosos e crianças, portanto, os segurados pelo sistema de saúde eram cerca de 50% da população total do México.

Os não segurados também tinham direito aos serviços de saúde, porém, os investimentos em saúde eram quase todos destinados ao setor dos segurados, o que representava uma grande desigualdade entre os dois grupos.

Apesar da reforma de 2003, ainda existia um abismo entre as classes sociais, em termos de acesso aos serviços de saúde. Tal desigualdade inspirou o empreendedor Victor González Torres, viu uma oportunidade de oferecer medicamentos a preços populares e ainda obter um grande lucro financeiro, criando assim a Farmácia Simi.

No início era apenas uma farmácia que vendia medicamentos genéricos e similares, porém, com o tempo de funcionamento e grande crescimento da empresa, o modelo de negócios se transformou numa rede de franquias, que vendiam medicamentos genéricos, similares e vitaminas a um preço muito mais baixo do que o dos medicamentos originais de marcas famosas.

A iniciativa de Victor Torres trouxe para a camada mais baixa da pirâmide socioeconômica, a possibilidade de ter acesso à medicamentos que essas pessoas não tinham acesso antes.

Após o estabelecimento das Farmácias Simi, foi feita uma parceria com a Best Foundation, uma instituição sem fins lucrativos, que administrava e financiava consultórios médicos e contratava médicos recém-formados, que cobrariam um preço muito baixo pela consulta, porém não teriam nenhum outro custo com o consultório.

Esses médicos atendiam cerca de 20 pacientes por dia, ou mais, e a parceria da Farmácia Simi com o Best Foundations colocou um consultório em cada farmácia, no caso, ao lado ou no andar de cima, para que o paciente saísse da consulta e comprasse o remédio imediatamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com