TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme "o Aviador"

Ensaios: Resenha Filme "o Aviador". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  1.666 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

FACULDADE DE PSICOLOGIA

DOCENTE: DENISE SCAFF

DISCENTES: MARIA DE DEUS RIBEIRO

SELENIRA ROSA

O filme “O aviador”, é ambientado entre as décadas de 1920 e 1940 e foca uma parte da vida de um personagem real, o magnata americano Howard Hughes. A vida de Hughes é marcada por sua persistência, perfeccionismo, percepção, ousadia. Tais características tornam Hughes um homem visto pelos outros como excêntrico, extravagante, mas que consegue consolidar uma carreira de cineasta e empreendedor do ramo da aviação.

No filme, com exceção da cena de Hughes sendo lavado na infância pela mãe, não é mostrado o estabelecimento de relações entre o personagem principal e algum familiar. Este distanciamento da história da infância com a relação com a família dificulta o entendimento das possíveis causas de quaisquer transtornos verificados no decorrer do filme. Na cena inicial, a qual mostra como se dá um pouco da relação entre mãe e filho, verifica-se uma mãe superprotetora e com comportamentos obsessivos por limpeza e preocupação com doenças, estas duas últimas características são observadas posteriormente na vida adulta de Hughes.

No decorrer do filme, Hughes, aos poucos, vai apresentando sintomas neuróticos obsessivos como compulsão por limpeza, realização de rituais, o que causa sofrimento pessoal. No Dicionário de Psicanálise (Roudinesco e Plon, 1998, p. 540) a neurose obsessiva é “caracterizado como sendo o medo que o eu tem de ser punido pelo supereu. Enquanto o supereu age sobre o eu à maneira de um juiz severo e rígido, o eu é obrigado a resistir as pulsões destrutivas do isso, desenvolvendo formações reativas que assumem a forma de sentimentos de escrúpulo, ou a da piedade, limpeza e culpa”, essas duas últimas formações vemos na vida de Hughes.

Com o passar dos anos, os sintomas neuróticos vão se agravando e Howard Hughes, apesar de seu grande desenvolvimento intelectual, tem suas relações sociais prejudicadas pelos sintomas, suas relações amorosas são instáveis. O filme mostra cenas nas quais o neurótico obsessivo começa a apresentar sintomas psicóticos, como na cena em que Hughes, ao ser dispensado pela esposa, queima roupas e liga para seu funcionário pedindo a ele que compre roupas novas e indaga preocupado se aquela conversa está sendo gravada, esse delírio de perseguição é uma das características da psicose.

Um tempo após o acidente aéreo, Hughes apresenta a instauração de um quadro psicótico. Na psicose, o ego distancia-se de parte da realidade e tenta estabelecer uma nova realidade através do delírio e da alucinação, sendo a psicose “um distúrbio entre o eu e o mundo externo” (Roudinesco e Plon, 1998, p. 622). O personagem isola-se em “quarentena” e apresenta sintomas, tais como: falas repetitivas, delírios, alucinações, falta de sono, tenta fazer as coisas em determinada ordem, repete para si que, caso haja qualquer variação das instruções, todo o processo será repetido do início.

No filme “O aviador” fica evidente alguns sintomas da neurose obsessiva citadas por Freud tais como ritos de purificação (queima suas roupas), obsessão que lhe causam prejuízo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com