TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gestão Clima Organizacional

Por:   •  8/10/2022  •  Resenha  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 8

REFERÊNCIA

PUENTE-PALACIOS, Katia; MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. Gestão do clima organizacional. In: BORGES, Livia de Oliveira; MOURÃO, Luciana. O Trabalho e as Organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013. Cap. 9. p. 253-277.

 

RESENHA

O estudo do clima organizacional sempre despertou interesse entre os estudiosos da área, principalmente na década de 80 do século passado, onde essa temática esteve em evidência. No entanto, de lá para cá houve um declínio nos estudos do clima principalmente voltado ao campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, mas, passados vários anos, esse assunto voltou a ser tema de análise e pesquisa (PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013). As pesquisas dessa temática tiveram seu início entre 1920 e 1930, a partir da observação, por parte de estudiosos, que as características semelhantes entre os trabalhadores de uma empresa eram percebidas e interpretadas em conjunto, influenciando diretamente no comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho (SCHNEIDER; REICHERS, 1983 apud PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013).                                                                                                                          

O clima é o conjunto de percepções que os colaboradores possuem sobre os aspectos ambientais que dizem respeito à organização, em outras palavras, ele determina a interpretação das situações e modela os comportamentos. Ou seja, clima organizacional pode ser entendido como a percepção do ambiente de trabalho através da perspectiva de quem nele está inserido, seus colaboradores. Além disso, as autoras comentam que, embora há influência das percepções individuais, construindo significado sobre os eventos organizacionais, o clima não é um atributo das pessoas, ou seja, elas não detêm o clima organizacional, mas o constroem a partir das interações e relações estabelecidas com seus colegas de trabalho. Esse clima causa impacto nas relações interprofissionais, nos resultados de trabalho, no consumo do cliente, na lucratividade, rotatividade, absenteísmo (PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013). Contudo, vale ressaltar que clima psicológico é também um fenômeno existente na organização, mas se diferencia de clima organizacional. O clima psicológico refere-se à ligação afetiva que o colaborador desenvolve com seu ambiente de trabalho, é uma percepção individual acerca dos eventos e fenômenos (SCHNEIDER 2000 apud PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013).

Em consonância, Schneider e Reichers (1983 apud PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013), afirmam que o conceito diz respeito à explicação das crenças dos trabalhadores quanto à vivência na organização, e, ainda, que o clima é “o conjunto das percepções dos trabalhadores sobre os aspectos de seu trabalho”. Nesse sentido, o clima organizacional diz respeito a compreensões coletivas, compartilhadas entre os colaboradores, acerca das práticas, atividades, vivência, política e normas da instituição.                         

Conforme trago pelas autoras, há diferença entre o conceito de clima e cultura organizacional. Com base em Schneider (1985 apud PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013), enquanto a cultura compreende aspectos mais profundos e enraizados, como padrões comportamentais, de valores e normas, que influenciam a forma de pensar, agir, se relacionar, o clima abrange características da vida diária dos colaboradores na empresa e suas interpretações, sendo mais superficial, por envolver questões atitudinais.

Neste capítulo as autoras comentam sobre a evolução histórica do conceito de clima organizacional. Para Forehand e Gilmer (1964 apud PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013), e baseados nos estudos das publicações científicas entre 1939 e 1963 acerca da temática, clima refere-se ao ambiente, ou a personalidade, da organização. Este conjunto de características que representam uma instituição é o que a diferencia de outras, e influencia no comportamento das pessoas.                                                   

Todavia, James e Jones (1974 apud PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013) puderam constatar, a partir de publicações científicas de 1958 a 1973, que há três diferentes maneiras de se avaliar o clima organizacional. A primeira delas denomina-se “Mensuração organizacional de atributos múltiplos”, e compreende que o clima é resultado apenas do conjunto de características organizacionais, como estrutura física, contexto, processos, coleção de normas e valores. Entretanto, na segunda proposta, “Mensuração organizacional de atributos perceptuais”, o clima é o conjunto de características da empresa, concebido a partir de uma perspectiva situacional e momentânea, sendo passível de variação através da maneira como lida com seus colaboradores e o meio ambiente. A terceira proposta, “Mensuração individual de atributos perceptuais” compreende o clima a partir de uma visão integral dos colaboradores da empresa. Essa percepção global inclui características pessoais e organizacionais. Para James e Jones (1974 apud PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013), a soma dessas percepções resulta em um dinamismo que acaba por construir significado e significante dentro do contexto psicológico.                                                            Fazendo uma análise comparativa entre os escritos entre James e Jones (1974) e Forehand e Gilmer (1964), conclui-se que os autores destoavam quanto à suas compreensões de clima organizacional. James e Jones (1974) identificaram o papel influenciador dos membros da organização, todo o corpo colaborador, na construção e manutenção do clima. Além disso, o clima passou a ser considerado dentro de um contexto e sendo passível de mudanças e atualizações, não mais como um fenômeno estático e isolado (PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013).                                                         

Schneider e Reichers (1983) também realizaram um estudo avaliando a evolução no conceito de clima. Os autores verificaram a origem do clima organizacional dentro de três abordagens, são elas: estrutural; atrito-atração; e interativa. A primeira delas, abordagem estrutural, considera os aspectos de ordem material e concreta como gerador do clima, como o tamanho da organização, níveis hierárquicos, e as tecnologias. Em outras palavras, seu enfoque é na estrutura da organização em detrimento da estrutura psicológica de seu colaborador (PUENTE-PALACIOS; MARTINS, 2013).                             

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com