TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Implicações e Possibilidades de Atuação do Neuropsicólogo

Por:   •  27/3/2022  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

DISCIPLINA: NEUROPSICOLOGIA

Aluna: Paula Rayelle

ESTUDO DIRIGIDO

1 - Relate sobre as implicações e possibilidades de atuação do neuropsicólogo.

A atuação do neuropsicólogo pode acontecer em diversos contextos, sendo eles: treinamento de funções cognitivas assimilando as relações aspectoemocionais, e comportamentais. Além disso, o neuropsi pode atuar na clínica, educacional (área super importante em relação ao desenvolvimento das atividades cognitivas) e na área hospitalar, fazendo um trabalho interdisciplinar com  neurologista/psiquiatra e etc.

2- A respeito do curioso caso de Phineas Gage, indique as implicações deste caso para a neuropsicologia e neurociências de modo geral.

De maneira generalizada, o paciente Gage mudou o comportamento de forma contrária ao que era, passou a ser grosseiro e desrespeitoso... Levando em consideração, o caso acarreta lesões no lóbulos frontais, capazes de alterar emoções e interações sociais, estando relacionado também à atividades motoras. Desse modo, após o acidente de Gae, os lóbulos ficaram alterados, alterando também a sua forma de se relacionar e sentir o mundo.

3 - Descreva sobre a relação cérebro, comportamento e cognição a partir das indicações de Tomaz et al (2016) no livro Neuropsicologia: aplicações clínicas.

Luria descreve o cérebro e a evolução do psiquismo, a atividade consciente, sensações e percepções, atenção, memória, a linguagem e o pensamento, de uma maneira generalizada e introdutória. Além disso, foi lançado por ele o conceito da pluripotencialidade cerebral, significando dizer que nenhuma área cerebral poderia estar associada

 “pluripotencialidade” cerebral, segundo a qual nenhuma área específica do cérebro controlaria uma dada função, mas uma dada área cerebral poderia estar associada com uma variedade de comportamentos. Nesse sentido, compreende-se que as funções cerebrais não desenvolviam apenas com o fator biológico, mas sim através das vivências humanas.

  1. Indique e descreva os principais métodos e técnicas para o estudo das relações entre o comportamento e o cérebro.

         Alguns testes são padronizados, para que o desempenho apresentado esteja relacionado aos processos cognitivos especificos, permitindo a realização de interferencias sobre a localização de lesões cerebrais. Os registros eletromagnéticos são registros de células únicas, multiplas e potenciais para relacionar aos outros exames como eletroencefalograma. Neuroimagem são realizados através da autorradiografia, tomografia por emissão de pósitrons (PET), tomografia computadorizada por emissão de fóton único. Por ultimo, os  métodos de mensuração de substancias relacionados a neurotransmissores: métodos amplamente utilizados para localizar proteínas relacionadas com a função cerebral e para determinar mudanças de longo prazo na síntese de proteínas relacionadas à atividade neural alterada. 

Qual a importância da neuroimagem para a neuropsicologia?

       Possibilitam registros da reorganização cerebral temporal e espacial, permitindo a identificação de uma variável para formulação de diagnósticos.

  1. Indique os mais importantes exames de neuroimagem utilizados pela neuropsicologia, bem como, a descrição de tais exames e em quais situações são mais indicados.

        A Ressônancia magnética tem uma visualização ótima do encefalo, medula e tem mais informações funcionais, consegue visualizar  e encontrar tumores. Além disso, pode ser assimilada com o uso da TAC, assim, possibilitam a localização e a descrição das estruturas corporais afetadas por uma possível lesão. A Tomografia Axial Computadorizada é um exame que auxilia na localização de lesões mais graves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com