TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Memento Na Psicologia

Por:   •  6/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

MEMENTO

TODD, J. TODD, S.; NOLAN, C. Memento. Produção de Jennifer Todd e Suzanne Todd, direção de Christopher Nolan. Estados Unidos, estúdios Remember Productions / Newmarket Capital Group / Summit Entertainment / Team Todd, 2000, 114 mim. Color. Son.

O filme Amnésia conta a história de um homem chamado Leonard Shelby, um investigador de possíveis fraudes em empresas de seguro. Um dia dois ladrões invadem sua casa enquanto Leonard e sua esposa dormem após ouvir um barulho Leonard percebe que sua esposa não está na cama e segue até o banheiro e lá se defronta com a cena de sua mulher amarrada e enrolada em um plástico sendo estuprada. Leonard atira e consegue matar o estuprador de sua esposa, porém é atacado por um segundo homem que bate em sua cabeça e foge. Leonard sobrevive, mas passa a sofrer de uma doença chamada amnésia anterógrada, ou seja, a perda de memória para eventos que ocorrem posteriormente a um dano causado no hipocampo, na amígdala ou em certos núcleos do tálamo, no caso, a pancada que ele levou na cabeça essa amnésia é a deficiência em formar novas memórias, no caso de Leonard ele perde toda a memória de cerca de 10 minutos anteriores. A polícia não acredita que havia um segundo homem na casa, no entanto Leonard diz que o homem era branco e que o seu nome era John e seu sobrenome começava com a letra G. Essa condição adquirida não fez com que Leonard perdesse sua memória antiga, ou seja, ele se lembra de tudo perfeitamente até o momento do incidente.

O filme é apresentado em duas sequencias, uma colorida e uma em preto e branco, e com os acontecimentos na ordem inversa, de trás pra frente. A primeira cena mostra Leonard atirando em um homem e a partir dai a cena começa a regredir. Nas sequencias em preto e branco Leonard fala com um desconhecido no telefone sobre o caso de um homem chamado Sammy Jankis, que ele conheceu durante seu trabalho, antes do ataque. Sammy tinha perda de memória recente, ele não tinha a memória de curto prazo, pois aparentemente o havia perdido em um acidente de carro. Porém ao investigar o caso, Leonard, declarou que a condição de Sammy era provavelmente psicológica e não física, e dessa forma, não era coberta pelo plano de saúde. Em uma dessas investigações Leonard faz testes de condicionamento com Sammy, são colocados seis objetos de frente a Sammy e é pedido para que ele escolha três, alguns desses objetos davam choque quando são puxados. Então eles esperavam que mesmo que Sammy não tivesse memória recente ele mesmo assim se lembrasse de quais objetos dava choque e não os pegasse por instinto, visto que, segundo estudos, a memória processual (memória para ações) poderia estar intacta. Porém não foi o que aconteceu, Sammy sempre voltava a pegar o objeto que dava choque. Leonard conta também para o desconhecido no telefone como a esposa diabética de Sammy conduziu sua própria experiência para tentar testar Sammy, pedindo que ele repetidamente injetasse insulina nela em curtos intervalos de tempo, esperando que ele se lembrasse da última injeção. Ele não lembrou, e como resultado, ela entrou em coma, nunca se recuperando.

As cenas coloridas ocorrem todas não ordem inversa e mostram a busca de Leonard por encontrar o homem que matou sua esposa, devido ao seu problema de perda de memória Leonard utiliza-se sempre de lembretes e fotos a respeito de onde esta, das pessoas que tem contato e de que ponto ele está na sua investigação, ele tem também tem tatuagens que mostram as evoluções da investigação e os fatos que ele sabe a respeito do assassino. Encontrando um bilhete em seu bolso, Leonard vai a procura de uma mulher chamada Natalie que, segundo o bilhete, o estaria ajudando nas investigações, ao encontra-la ela o entrega informações a respeito de uma placa de carro que ele diz ser do assassino John G., com o passar das cenas descobre-se que Natalie conheceu Leonard em um bar, ela o confundiu com seu  namorado pois ele estava vestido com as roupas dele, percebendo sua condição Natalie se aproveita de Leonard para fazer com que ele leve um homem chamado Doddy para fora da cidade, ela confunde sua mente dizendo que Doddy a bateu quando na verdade foi o próprio Leonard em um acesso de raiva quando ela revela que está só usando ele e que ele não tem como se defender porque nunca se lembrará dela dizendo isso.

Leonard também mantém contato com um homem chamado Teddy o qual ele deixou uma anotação dizendo para não acreditar em suas mentiras, Teddy diz ser seu amigo e tenta alertá-lo a respeito de Natalie, mas Leonard não acredita por causa da anotação. Ao abrir o envelope com as informações que Natalie truxe a respeito da placa do carro, Leonard descobre que a placa do carro é, na verdade, de Teddy o que confirma que ele é o assassino de sua esposa. Leonard o leva até um prédio abandonado e o mata que é a cena inicial do filme. O clímax do filme começa na última sequência em preto e branco. Leonard encontra Teddy fora do motel. Teddy explica que ele é um policial trabalhando disfarçado e que ele tem ajudado Leonard na investigação. Teddy diz que ele achou "John G." que no caso é namorado de Natalie e manda ele para um prédio abandonado fora da cidade onde Leonard vai eventualmente mata-lo. Quando Jimmy chega, Leonard o estrangula. Ele tira uma foto do corpo e, enquanto ela é revelada, a cena em preto e branco faz a transição para o colorido e as sequências coloridas do filme começam. Leonard troca de roupa com Jimmy e, enquanto ele arrastava o corpo, ele ouve Jimmy sussurrar "Sammy", fazendo Leonard questionar se Jimmy é o verdadeiro homem que ele procurava. Quando Teddy chega e continua a afirmar que Jimmy era o verdadeiro John G., Leonard se recusa a acreditar. Teddy admite que Jimmy era apenas um traficante e que juntos, eles já haviam matado o "verdadeiro John G." há mais de um ano. Teddy afirma que Leonard confundiu elementos de sua própria vida com a de Sammy, explicando que Sammy era um enganador de pessoas que não tinha esposa e que a própria esposa de Leonard sobreviveu ao ataque e que ela era diabética. Foi a esposa de Leonard, não a de Sammy, que morreu de overdose de insulina que ele descreve. Teddy acusa Leonard de deliberadamente criar um enigma indecifrável para dar proposito a ele mesmo. Ele fala que "John G." é um nome tão comum que a procura de Leonard pode durar para sempre. Ele revela que ele mesmo chama-se "John G.". Em uma decisão consciente, Leonard queima a foto do corpo de Jimmy e anota a placa de Teddy como um "fato" para ser tatuado no seu corpo como a placa do segundo homem. Leonard joga as chaves de Teddy no mato e vai embora com o carro de Jimmy. O filme termina com Leonard parando em um tatuador, pronto para fazer a tatuagem da placa do carro que vai levar a morte de Teddy.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com