TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo Psicologia do Esporte

Por:   •  9/6/2020  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Cleitson Lopes da silva         RA: 162000829

Resenha Artigo Cap. 4 Psicologia do Esporte

A Psicologia do Esporte começou a ganhar destaque durante os anos 90 com a convocação de profissionais psicólogos para atuarem no esporte, como atletas de alto rendimento exigindo muito foco, confiança, para trabalhar em equipes, onde a competição é algo vista como o fator principal a ser alcançado, com especial atenção para o futebol, Assim promovendo o desafio como realização sonhos e poder superar os limites do seu corpo e também saber lidar com vitorias e derrotas.

 Assim Transformado em um dos principais fenômenos do século XX, o esporte constituiu-se enquanto espaço privilegiado para quem o pratica, assiste ou investe. 'Psicologia do Esporte - interfaces, pesquisa e intervenção' é fruto do trabalho da Comissão de Esporte do CRP-SP e tem por objetivo apresentar como vem sendo feita a psicologia do esporte e a psicologia no esporte, entendendo que a primeira é um campo específico formado pelos conhecimentos originários da Educação Física/Esporte e da Psicologia e a segunda uma aplicação clínica, educacional e organizacional ao esporte.

A Psicologia do Esporte vem com uma influência no sistema fisiológico e psicológico, o início da Psicologia do Esporte ocorre na Grécia, no Brasil essa área de atuação é muito procurada por profissionais da Psicologia e da Educação Física, pois é uma disciplina inclusa nesses cursos, e fora isso só é encontrada dentro de programas de mestrados e doutorados.

O artigo aborda assunto de cada uma das duas áreas de estudo além disso o psicólogo esportivo pode atuar em duas áreas profissionais atuam nos esportes especializados no com atletas e praticamente de exercícios físicos.

Por mais que a Psicologia do Esporte seja uma área de extrema importância para a estabilidade emocional e o melhor desempenho esportivo, ainda é uma área que falta profissionais habilitados e que ainda está em um processo de crescimento. Além disso o profissional da Psicologia do Esporte deve ter uma boa formação na área do seu conhecimento específico.

Profissional da Psicologia do Esporte com boa formação ele ajuda em vários fatores que influenciam o desempenho nos exercícios, provas e competições, com as condições internas e externas um suporte emocional harmoniza ao atleta lidar melhor com as cobranças na fase de competição, como motivação e automotivação. Assim agenciando o desafio aos obstáculos com confiança, lidar com vitorias e derrotas e podendo superar os limites do seu corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com