TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre O Filme Da Francoise Dolto

Casos: Resenha Sobre O Filme Da Francoise Dolto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  2.159 Visualizações

Página 1 de 2

A presente resenha foi elaborada a partir do documentário “Você escolheu nascer” e tem um cunho de avaliação para a matéria de Psicologia do desenvolvimento do adolescente ministrada pela professora Regina Celia Lourenço.

Françoise Dolto nasceu em 1908 em uma família de classe média alta francesa. Quando ainda bem pequena sofreu um trauma com a separação entre ela e sua cuidadora, com quem tinha um grande afeto quem verdadeiramente a amava. Desde então Françoise foi uma menina diferente das outras, era visto como louca diante da sua originalidade e autenticidade por pensar muito além da sua idade biológica. Após a morte de sua irmã mais velha, a família inteira se fragilizou e a culpa foi lançada na Françoise, que não havia rezado o bastante ou que até mesmo não havia sido ela a falecida. Dês de então a relação entre a Dolto com a sua própria família se tornara cada vez mais difícil. Seu desejo sempre foi ser médica, já dês de pequena e mesmo que a mãe tenha sido contra, tentado desencoraja-la e até conforma-la com uma carreira de enfermagem, ela foi corajosa para época, persistente e conseguiu vencer todos os obstáculos para estudar Medicina. Foi em torno desse período também que ela esteve muito angustiada com relação à família, principalmente com o seu relacionamento com a mãe e foi aconselhada pelo pai a iniciar um processo de analise com uma psicanalista chamada René Laforgue. Conforme ia se autodescobrindo, Françoise se envolvia cada vez mais com a psicanálise e foi inspirada para seguir com a psicanalise infantil ao se deparar com as cenas que as crianças estavam no hospital, em seu estágio obrigatório e com a oportunidade de trabalho com Sophie Morgenstern, psicanalista da época. Françoise Dolto lança por fim a sua tese “Psicanálise e Pediatria” e se torna uma pioneira, especialista em psicanálise infantil e a popularizou através da clinica e rádio. O filme relatou também alguns exemplos de casos clínicos e conceitos da francesa.

Não há duvidas de que Françoise Dolto, mesmo com um evento tão traumático na infância e um contexto familiar tão difícil, era uma mente brilhante. Dês de criança já mostrava sua genialidade e a provou cada vez mais ao longo de sua vida. Como profissional sempre mostrou muito amor e carinho pelo o que fazia, e como psicanalista foi muito inovadora ao tratar com crianças dando espaço e direcionamento também aos pais e profissionais da saúde. Proporcionou muitas curas e tratamentos com a psicanálise, fazendo percepções como pediatra e analista, que só mesmo alguém como ela teria percebido. Tornou-a acessível através das rádios e televisão e criou conceitos importantes que são postos em prática até hoje inclusive para além do infantil, para todo desenvolvimento humano. Suas influências na psicanálise inclusive já foram vistas em sala de aula e também presentes no artigo “Adolescência, cultura contemporânea e eduação” de Luciana Gageiro Coutinho.

GABRIELA LUERSEN DE CAMARGO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com