TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Palestra Fernando Abrucio

Por:   •  6/10/2015  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  1.082 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade de Brasília

Disciplina: Fundamentos da Administração Pública

Prof: Luiz Fernando Macedo Bessa

Aluna: Sabrina Strasser

Matrícula: 14/0162071

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

PALESTRA COM FERNANDO ABRUCIO

        A palestra ministrada pelo professor Fernando Abrucio foi um programa que aperfeiçoamento de Pessoal em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, onde o propósito foi pautar um panorama histórico da administração pública brasileira, conectando-o com os conceitos de meritocracia.

        O palestrante definiu a meritocracia como o “reino dos melhores”, destacando que em um processo público devem ser escolhidos os melhores de forma universalista, que é fundamental – mas não suficiente – para um melhor desempenho.

        No período colonial, a pirâmide da burocracia era invertida, e o estado não alcançava o cidadão. Já no império houve os “homens de mil”, assim chamados por serem poucos, mas de grande valor. Eles representavam a elite. No período da primeira República que começam aparecer os traços efetivamente republicamos e meritocráticos na administração, entretanto o ingresso ainda eram herdeiros da elite.

        Durante a Era Vargas – década de 30 – a idéia da administração publica republicana começa a ser implantada em outros setores, diferentemente de antes, quando era restrita às áreas judiciárias e fazendárias. Vargas criou o DASP – Departamento Administrativo do Serviço Público – que era encarregado de organizar os órgãos públicos.  Mesmo com a idéia de redução do patrimonialismo, ainda subsistia o clientelismo nos estados e municípios, infelizmente o DASP não conseguiu transformar de forma efetiva. Vargas trabalhou ainda com o conceito de insulamento, que era basicamente a criação de ilhas de excelência no serviço público, conseguindo implantar ações estratégicas nacionais e utilizou-se desta para expandir a boa gestão.

        Com o fim da ditadura, iniciou-se na administração publica a democratização. O ministério público se fortaleceu e foram criados conselhos de políticas públicas e foram desenvolvidos mecanismos de acesso às informações públicas para que o cidadão pudesse auxiliar no controle. O objetivo era tornar toda a administração pública profissional, não somente as ilhas como anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com