TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Teorias e sistemas psicológicos

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.898 Palavras (16 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Resenha Crítica

William M. Baum

Compreender o Behaviorismo

Comportamento, cultura e evolução.

Professor: Leonardo Martins

Aluna: Marcela de Oliveira Nóbrega

Matrícula: 2017.03-317904


Capítulo 1: Behaviorismo definição e história.

Assim como diz Baum, o Behaviorismo é um tópico bastante polêmico, por vários behavioristas terem visões diferentes sobre a idéia do que são ciência e o que é comportamento, o behaviorismo não chega ser uma ciência em si, mas sim uma filosofia da ciência. Sendo assim, a filosofia do comportamento. Todos concordam numa idéia do comportamento, acrescentando que a idéia do comportamento deve ser a psicologia. Essa idéia passou então ser chamada de análise comportamental, apesar de que antes de chegarem a uma conclusão correta, algumas objeções são abordadas a partir de compreensão correta de suas posições, mas as opiniões erradas eram inúmeras. Como filosofia do comportamento, contudo, acordam tópicos que muito prezamos. Mostrando uma visão alternativa que por muita das vezes vai contra o pensamento tradicional sobre o agir, já que tradicionais não se têm pautado pela ciência. É, contudo, o behaviorismo às vezes nos mostra outra direção, uma direção drasticamente desigual do pensamento comum.

A definição e história do Behaviorismo compreende-se que há uma construção de abordagens para se entender o nosso comportamento surgindo assim o estudo do comportamento, e se tornando um objeto de estudo para a psicologia, os estudantes do comportamento concordam que uma ciência do comportamento é possível, definindo assim o Behaviorismo. Na intenção de entender as ações realizadas pelas pessoas em determinadas situações. Bem ou mal, essa construção se abrangeu, e, contudo, a ciência do comportamento veio a ser denominada de análise comportamental, compreendendo e analisando cientificamente o comportamento humano e animal.

De filosofia a ciência Entende-se que todas as ciências tiveram um norte, assim como a psicologia, que viera ser chamada de “ciência da mente”, tornando uma verdade relativa. Porem, com o método de introspecção os psicólogos vira que isso poderia ser algo que não desse muito certo, pelo fato de que por nossa verdade ser subjetiva, seria difícil resolver nossos conflitos. Pois se os indivíduos treinados em introspecção discordassem sobre suas conclusões, provavelmente isso poderia ser uma situação bem complicada de ser resolver. No entanto, duas escolas de pensamento psicológico se somaram para absorver essa visão. Na intenção de compreender melhor os comportamentos, e obter fatos científicos.

Todavia, o método de introspecção trouxe um pouco de problema, pois os psicólogos daquela época não se sentiram a vontade com o método por parecer nada confiável, pois se um indivíduo fizesse uma observação de seus próprios estados mentais? Poderíamos dizer que pessoas treinadas em introspecção discordassem de suas conclusões, provavelmente seria difícil resolver o conflito, pois seria algo subjetivo de cada pessoa. E, então, estudaram os métodos que pudesse produzir algo eficaz e replicável em laboratórios. E, assim, somaram duas escolas de pensamentos psicológicos.

Psicologia Objetiva: Assim como se diz o nome, os psicólogos procuraram utilizar métodos objetivos, aonde pesquisadores poderiam notar diferenças de procedimento que talvez pudesse explicar os resultados diferentes. F. C. Donders inspirou-se na astronomia. Os astrônomos tinham dificuldades em estimas à velocidade com a precisão de uma fração de segundo, eles ficavam ouvindo o barulho de um cronômetro que marcava segundos durante que observava as estrelas, e contava cada tique. Eram diferentes astrônomos observando o mesmo momento, ate que chegavam a diferentes conjecturas de tempo e então eles tentaram solucionar o problema gerado, calculando uma equação pessoal para cada astrônomo, que avaliaria o tempo certo a partir dês estimativas de tempo feitas por astrônomo. Ate que Donders chegou à conclusão que estimativas de tempo variava, porque dois astrônomos levavam o mesmo tempo para imaginar o exato momento do trânsito, chegando a diversos processos mentais, isso poderia acarretar em uma medida objetiva útil, aonde surgiram os experimentos em que media o tempo de reação das pessoas. Então perceberam que poderia medir o tempo de resposta dos indivíduos em inúmeros testes (diferença de tempo entre o surgimento de um estímulo e a reação de uma pessoa a ele). E assim, outros psicólogos desenvolveram métodos que pareciam medir processos mentais de forma objetiva.

Citação:

Gustav Fechner (1801-1887) Tentou medir a intensidade subjetiva da sensação. A menor diferença física entre duas luzes ou sons que uma pessoa conseguia detectar.

Hermann Ebbinghaus (1850-1909) mediu tempo que ele próprio levava para aprender e depois reaprender lista de sílabas sem sentido.

Ivan P. Pavlov (1849-1936) para estudo da aprendizagem e da associação através da medida de um reflexo simples transferido para novos sinais apresentados no laboratório.

A psicologia objetiva não aceitou a introspecção, por não se sentir a vontade, a introspecção parecia pouco confiável e muito vulnerável alterações pessoais. E, contudo, resolveram seguir com métodos objetivos, do qual a psicologia poderia se transformar em uma verdadeira ciência tentando produzir medidas verificáveis e reaplicáveis em laboratórios.

Psicologia Comparativa: Já a psicologia comparativa, podia comparar nossos traços anatômicos e nossos traços mentais por meio de espécies, a psicologia comparativa fazia pesquisas com ratos em laboratórios, do qual ocorrem resultados negativos, ate que perceberam o agitamento e aborrecimento dos ratos por não conseguirem chegar à saída do labirinto onde pesquisadores faziam testes com os ratos. E, contudo, o fundador do behaviorismo Watson disse que nem a psicologia comparativa e nem a objetiva poderiam se resultar numa ciência.

A primeira versão do Behaviorismo: Watson “meio” que fundou o behaviorismo e adotou a psicologia objetiva. Entretanto, sua insatisfação com a introspecção e com as duas escolas de pensamento era progressivo. Watson pronunciou que esses métodos eram ineficazes e adversos dos métodos utilizados pela física e pela química, pois era dependente do individuo. Entretanto, acarretaram de psicologia como ciência da consciência, definição responsável pela incompetência da psicologia se tornar uma verdade cientifica. Watson queria evitar assuntos relacionados à consciência e a mente para se estudar o comportamento humano e animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com