TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto Estruturalismo e Suas Influências

Por:   •  21/11/2020  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do texto: Estruturalismo e Suas Influências

Segundo texto estruturalismo e suas influências, o estruturalismo é uma corrente das ciências humanas, onde o conjunto formal de relações formatam a realidade social. O estruturalismo foi bastante utilizado como método de análise de áreas como língua, cultura, filosofia da matemática e sociedade, porém a corrente estruturalista possui diversas abordagens que foram se modificando de acordo com a cultura de países e autores, contudo o autor Ferdinand de Saussure foi o pioneiro no Estruturalismo.

De forma mais ampla, o estruturalismo visa estudar as inter-relações nas quais o significado é culturalmente produzido, como por exemplo rituais de preparação e do servir de alimentos, rituais religiosos, jogos, textos literários e não-literários entre outros. Claude Lévi-Strauss, um antropólogo e Etnógrafo praticante do estruturalismo elaborou alguns trabalhos analisando fenômenos sócio culturais e familiares, além de descrever antônimos como parte da cultura humana por meio de trabalho e pensamento, enfatizando assim tese, antítese e síntese do processo dialético.

Como anteriormente dito o estruturalismo possui diversas abordagens que foram se modificando de acordo com a cultura, hoje foi substituído por abordagens como pós estruturalismo e desconstruísmo, essas mudanças ocorrem por ser uma corrente que não é considerada histórica e por favorecer forças estruturais ao invés da atuação individual, além disso turbulências políticas de movimentos estudantis, nos anos 60 e 70 corroboraram para o enfraquecimento do estruturalismo, corrente propriamente dita e assim ele se tornou uma escola de pensamento a partir de muitos movimentos que foram gerados.

Claude Lévi-Strauss buscou saber qual seria o modus operandi do ser humano, ao se inspirar na linguística estruturalista teve avanços no desenvolvimento de um pensamento objetivo. Para Lévi-Strauss existiam elementos universais na atividade do espírito que seriam partes irredutíveis, para a defesa de sua tese, o antropólogo estudou diversos mitos nas diversas sociedades humanas.

Um uso do estruturalismo tem sido visto recentemente na filosofia da matemática, onde seria o estudo para estabelecer objetos matemáticos por meio de estruturas, estas que são exemplificadas em sistemas abstratos em termos de relações que contêm a verdade para aquele sistema.

        Ferdinand de Saussure, que é visto como pioneiro do estruturalismo, desenvolveu o estruturalismo voltado para linguística. Focou em uma abordagem que tinha como objetivo em examinar a maneira no qual elementos da linguagem se relacionavam no presente, voltando para a  constituição interna dos sinais do que com os objetos no mundo, então Saussure fez da anatomia e estrutura da linguagem algo que pode ser analisado e estudado. O estudo de Ferdinand Saussure influenciou muitos linguistas no período entre as I e II Grandes Guerras, o estruturalismo linguístico foi essencial para a percepção de estudos de fonemas e assim a fonologia se tornou a base para o estruturalismo nas mais variadas formas.

        Após a II guerra mundial, o estruturalismo teve bastante popularidade, diversos nomes da academia defendiam que o estruturalismos poderia ser aplicado nas suas diferentes áreas, em dado momento a corrente começou a tomar proporções em que alguns acreditavam que método estruturalista poderia abraçar todas as disciplinas a partir de uma linguagem simples e unificada .

        O estruturalismo foi fator determinante para a psicologia como ciência da consciência ou da mente, essa nomeação foi feita por Wundt. Edward Titchener defendia que cada totalidade psicológica compõe-se de elementos,  sento então o objetivo da psicologia a descoberta dos elementos mentais, seu conteúdo e a forma que é estruturado, considerava elementos associados compõem o conteúdo da mente são as sensações, as imagens, as afeições e os sentimentos e para observa-los o uso da introspecção treinada e preparada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com