TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto Significado político da manipulação na grande imprensa

Por:   •  2/6/2015  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 3

PUC Minas – Poços de Caldas

Curso de Psicologia - 1º Período

Disciplina: Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Professor: Sibélius Cefas Pereira

Aluna: Lara Adami Bueno

Resenha do Texto Significado político da manipulação na grande imprensa

O texto, Significado político da manipulação na grande imprensa, escrito em 1988, pelo sociólogo e jornalista Perseu Abramo, retrata um fator polêmico muito presente nos dias atuais: a manipulação da informação pela imprensa, que cria uma realidade distorcida e artificial.

Abramo evidencia em sua obra a manipulação da informação, gerada pela imprensa brasileira, através da distorção da realidade, que se torna artificial e irreal e a classifica não como instituição de informação, mas sim, como um órgão baseado em interesses político-partidários, onde seu verdadeiro papel deveria ser o de formação de opinião crítica. Descreve também, os vários padrões de manipulação existentes: ocultação, fragmentação, inversão, indução e o padrão global, relativo ao jornalismo de televisão e rádio.

A forma com que a imprensa manipula a informação e distorce a realidade é bem evidenciada quando o autor exemplifica e descreve os padrões existentes de manipulação. O primeiro padrão, ocultação da realidade, prejudica o receptor da informação, ao ocultar fatos importantes, mas não considerados jornalísticos. Outro padrão é o da fragmentação, que consiste na reformulação e descontextualização dos fatos, para dar destaque apenas aos aspectos convenientes à imprensa a serem apresentados ao público. O terceiro padrão é caracterizado pela inversão, que se move no sentido de criar uma artificialidade do real, ao reordenar as partes e inverter o grau de importância dos fatos. O último padrão é o da indução, onde, como o próprio nome sugere, o público é induzido a consumir e aceitar a verdade manipulada pelos meios de comunicação social. O padrão global, específico do jornalismo de radiodifusão, apresenta uma imprensa sensacionalista e mais irracional, que distorce a realidade.

O texto aborda de forma condizente e concisa o contraponto existente entra as formas de manipulação e a objetividade jornalística, onde, esta consiste em uma ferramenta que reduz as formas inconscientes de erro e a manipulação consciente da realidade, ao possibilitar ao indivíduo uma visão crítica do que é imposto como verdade pela imprensa.

Abramo, ao comparar a imprensa como um órgão político-partidário, faz uma reflexão importante para a atualidade, pois, destaca, o quanto a ideia capitalista de política e poder influencia na manipulação da informação, através da criação de uma realidade distorcida e irreal que representa apenas seus próprios interesses.

Embora a obra se apresente bem contextualizada e coesa, a leitura torna-se cansativa por apresentar uma repetição excessiva de palavras, como: real e realidade, as quais poderiam ser substituídas por sinônimos sem comprometer o entendimento do texto. Faltou também, um maior aprofundamento dos fatores históricos da criação da imprensa, para maior compreensão do surgimento do conceito de manipulação, por parte dos meios de comunicação social.

O texto escrito por Perseu Abramo representa um ótimo veículo de conhecimento, pois possibilita uma visão crítica sobre a realidade que é apresentada pelo jornalismo contemporâneo e o conhecimento da falsa objetividade presente na imprensa, que é dominada por um sistema de interesses políticos. Destaca, também, o verdadeiro papel do jornalismo, que deveria ser de orientar o seu público na formação de uma opinião consciente e crítica sobre a informação e a realidade, a qual não deve ser apresentada de forma irreal e artificial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com