TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Funções Mentais

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Santa Cruz

RESENHA SOBRE FUNÇÕES MENTAIS

Discente –

Disciplina – Psicologia Aplicada

Curso: Ciências Contábeis

Ilhéus-Ba

09 de junho de 2017

Funções mentais, na psicologia, retratam as principais facetas da mente humana, destacando-as como: linguagem, atenção, memória, sensação, percepção, emoção e pensamento. Cada função mental desempenha papéis vitais para o bom funcionamento da máquina mental e será caracterizada e analisada individualmente.

A função sensação é uma rede que conduz informações ao cérebro de fenômenos do ambiente e do próprio organismo. Por meio dos órgãos sensoriais, o indivíduo estabelece relações com o ambiente. A sensação é classificada em interoceptiva quando a rede de dados permite ao cérebro tomar conhecimento do que se passa em seu organismo, como por exemplo, sensação de frio, sensação de fome, sensação de desconforto, entre outras. Outras manifestações desse tipo de sensação são pressentimentos e sonhos. A sensação também pode ser proprioceptiva enquanto os esforços da mente estiverem relacionados à consciência do movimento corpóreo no espaço e da sua posição em relação aos demais corpos, a exemplo do ato de pular corda, que exige movimentos corpóreos sincronizados ao movimento da corda. Por fim, a sensação é exteroceptiva quando propicia o contato entre o indivíduo e o meio externo através dos órgãos dos sentidos. Esse tipo de função mental é fundamental tanto para o conhecimento externo como interno, uma vez que indivíduo como ser social necessita do seu aparato social para se relacionar com seus semelhantes, como também para se defender de possíveis adversidades inerentes ao ambiente ou anormalidades orgânicas que comprometam seu bem-estar.

A função mental percepção é a responsável por transformar o estímulo físico em informação psicológica; é meio pelo qual o homem interpreta a si mesmo, o mundo e sua posição diante dele. Por essa razão, é uma função importantíssima, pois é por meio da compreensão que podemos compreender a realidade interna e externa e, assim, buscar de modos de aperfeiçoar suas relações com o mundo exterior e consigo mesmo.

A função mental atenção trata-se de um mecanismo de fixação de certos estímulos das informações com a finalidade de tomar decisões. É um esforço mental seletivo, de modo que prioriza alguns estímulos e descarta os demais com objetivo de cumprir determinada meta que demande trabalho físico ou intelectual. Portanto, é um mecanismo decisório frete nossas expectativas de auto-realizarão, pois dependemos da atenção para alcançar os objetos de nossos desejos. Atentar-se a algo é um esforço que consiste em ignorar o todo e focar apenas em uma de suas nuances.

A função mental memória é a faculdade de reproduzir conteúdos inconscientes. Seu objetivo principal é, após o registro dos estímulos, recuperar as informações relevantes para embasar suas decisões. Entretanto, não é um mecanismo infalível e está sujeito ao desgaste do tempo e de substâncias químicas, logo é comum a ocorrência de falhas na recuperação. Portanto, compreende-se que essa função mental é o banco de dados que dispomos para enfrentar situações cotidianas baseados em experiências anteriores geradoras de modelos de comportamento a serem seguidos de acordo com as expectativas externas e internas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (349.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com