TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Migração e Saúde - Hanseníase

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução: No Brasil, o fluxo de emigração teve início na década de 1960 e esse movimento cresceu a partir de meados da década de 1980 devido ao aumento da necessidade de mão-de-obra em empregos que os nativos em países desenvolvidos recusavam, e também a crise financeira pela qual o país passava. Governador Valadares é uma das regiões brasileiras com maior fluxo de emigração para os Estados Unidos, e por ter sido um território que sofreu grande influência sobre o assunto, criou-se uma cultura de emigração na população. O principal objetivo dos emigrantes nos países de origem é pela busca de melhores questões financeiras, colocando sua saúde em segundo plano ao buscar completar tal objetivo. Uma característica desses emigrantes, principalmente no grupo que emigra mesmo sem a documentação necessária, é a tendência a negligenciar sua saúde, mesmo quando são portadores de doenças endêmicas, como a hanseníase.

Objetivo:  Verificar se o emigrante da microrregião de Governador Valadares procura assistência à saúde no país de destino e, se for o caso, por qual motivo não o fazem, especificando em portadores de Hanseníase.

Metodologia: A metodologia utilizada é leitura de artigos e revisão bibliográfica.

Resultado: Através de relatos de casos de portadores da Hanseníase espera-se perceber que os principais motivos à negligência à sua saúde se deve ao estigma que a doença carrega, sentindo receio em buscar atendimento. Evitam, também, muitas vezes, por não terem informação à respeito de atendimentos necessários relativos à doença no país de destino; pela desigualdade do preço e qualidade do serviço oferecido ao nativo e ao emigrante.

Conclusão: Dessa forma, espera-se concluir  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com