TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Requiem para um sonho

Por:   •  1/5/2019  •  Resenha  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

O filme Requiem para um sonho (2000), conta a história de 4 pessoas que buscam a realização de seus sonhos mas acabam perdendo-se no caminho devido o abuso de substâncias químicas. É um filme forte que mostra todo o dano que o abuso de drogas pode causar na vida de uma pessoa, bem como exemplifica os efeitos que algumas das substâncias causam quando utilizadas, o que traz o espectador para uma posição mais próxima do sentimento real de cada um dos personagens.

Estes personagens são: Sara, uma viúva de 60 anos que vive sozinha e é viciada em programas de televisão e comidas açucaradas. Harry, seu filho, é um jovem viciado em heroína que sonha em ser um homem bem sucedido. Tyrone, é amigo de Harry e também viciado em heroína, sonha em ser um homem bem sucedido e sente muita falta de sua mãe. Marion, uma jovem menina rica que sofre com a falta de afeto dos pais, sonha em abrir sua própria loja de roupas, faz uso abusivo de heroína junto com o namorado Harry.

A história é dividida em três estações do ano: verão, outono e inverno. No verão é onde conhecemos os sonhos de cada personagem e vemos cada um iniciar sua corrida para realizar estes sonhos. Sara recebe um convite para participar de seu programa de televisão favorito e vê nisto uma oportunidade de colocar o vestido vermelho que usou na formatura do filho. Com isto, vive novamente seus tempos de glória com o marido ao seu lado e cuidando do filho, o que parece ser o sentido de sua vida. Ganha o lugar de honra no meio das amigas e assim, uma nova ocupação. No entanto, precisa emagrecer alguns quilos para caber em seu querido vestido e por isto recorre ao uso de anfetaminas. Harry e Tyrone fazem uso regular e abusivo de heroína, cocaína e maconha; devido ao fácil acesso aos narcotraficantes da região, resolvem começar a revender estas drogas após a adulteração delas como forma de ganhar mais dinheiro, o que de fato acontece. Aliado a isto, Harry faz planos com a namorada Marion que sonha em abrir sua loja de roupas e parar de depender dos pais. Com o dinheiro que ganham das ruas, Harry faz planos com Marion e Tyrone pensa em deixar a mãe orgulhosa. Com este dinheiro também é notado um uso ainda mais abusivo das drogas por parte dos três personagens.

No Outono é quando vemos os sonhos começarem a desabar. Tyrone acaba envolvido no assassinato do traficante que fornece as drogas para eles e por conta disto acaba sendo preso. Harry utiliza todo o dinheiro que haviam guardado durante as vendas do verão para pagar a fiança do amigo e novamente vêem-se sem nada. Após a morte do traficante há um período de “seca” na cidade em que não há disponibilidade de drogas, portanto, além de não conseguirem retomar os negócios, os amigos começam a passar por abstinência. Sara nota que as pílulas de anfetaminas já não fazem mais o mesmo efeito e portanto começa a aumentar a dosagem dos remédios por conta própria. Este é o gatilho para começar a ter delírios e alucinações e podemos perceber que Sara começa a perder sua sanidade mental. Ela busca por auxílio do médico que lhe receitou as pílulas mas é notável um descaso por parte do profissional de saúde e com isto Sara começa a tomar cada vez mais remédios e suas alucinações aumentam cada vez mais. Fica claro que Sara já vive uma realidade completamente distorcida neste período. Neste tempo o relacionamento de Harry e Marion fica muito abalado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com