TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Solitário Anônimo

Por:   •  27/3/2024  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

O filme documental retrata a realidade da sala de emergência de um centro hospitalar. O foco da narrativa foi um indivíduo que deu entrada no local se identificando como “Anônimo Solitário” e deixando orientações para quem o encontrasse. Este indivíduo, já idoso, foi levado para a instituição de saúde após ser resgatado em condições precárias nas ruas. Durante o seu tratamento, o Anônimo Solitário repetia insistentemente que queria ser deixado em paz e expressava o desejo de falecer.

A psicóloga responsável pelo caso chamou então Debora Diniz para atuar como perita no caso, pois ela tinha dúvidas se deveria concretizar o desejo do idoso. Depois que D.D soube do caso, ela perguntou se poderia seguir os passos do velho. Fique de olho nos casos, mas registre se autorizado pelo paciente. O principal objetivo de Debora Diniz é mostrar onde começam e terminam os direitos de um indivíduo sobre seu próprio corpo, mostrar até que ponto os profissionais médicos podem conceder a alguém o direito de morrer.

O encontro inicial é o tratamento indiferente que o paciente recebe ao chegar ao hospital, como disse D.D, quando uma pessoa entra no hospital, a pessoa cai e passa a fazer parte de um grupo que só tem como foco salvar vidas, no vídeo A introdução forçada da sonda foi um exemplo da "falta de tato" por parte dos médicos e enfermeiros no atendimento inicial. Embora o solitário anônimo estivesse debilitado, ele claramente não demonstrava falta de sobriedade. E poderia ter falado com ele primeiro para ele aceitar este procedimento.

Nos primeiros momentos ao chegar ao hospital, o solitário anônimo expressou muita raiva, recusou-se a cooperar com a operação e acusou a equipe médica de comportamento violento e agressivo. A depressão foi capturada em outro estágio, veio após alguns dias hospitalizado. Depois de alguns dias internado, ele ainda se recusou a fornecer algumas informações sobre si mesmo, mas depois de algum tempo passou a conversar mais com a equipe médica. Ao final da gravação, quando Deborah Diniz voltou para finalizar as filmagens, o solitário anônimo, já com mais saudade e bem tratado, foi bem tratado. Em sua última entrevista com D.D., ele ainda negou nome e passado, mas falou sobre tratamento de pacientes. Hospital e seus pensamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com