TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de psicologia

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo

Transtornos alimentares : o papel dos aspectos culturais no mundo contemporâneo

Os transtornos alimentares afetam principalmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino. É a preocupação de engordar,sempre preocupadas com o peso e a forma do corpo, fazendo com que tomem medidas perigosas,como comer depois vomitar ,tomar laxantes ou diuréticos, que podem levar a diagnósticos graves.Isso ocorre com fatores sociais e emocionais envolvendo família,escola,trabalho. Desses transtornos surgem a Anorexia nervosa e a Bulimia nervosa.

Esses dois transtornos,não são doenças novas, e vem crescendo cada vez mais.

O conceito de beleza mudou muito, nesse caso a economia é um dos aspectos influentes.

A mudança dos padrões de estética mudou visivelmente, a busca pela magreza,modelos cada vez mais magros.

O final do século XX e inicio XXI, a busca pelo corpo perfeito se tornou obsessiva,fazendo disso um estilo de vida, principalmente para mulheres de classes médias.

A mídia também é um dos fatores para essa busca, que o magro é o padrão, acaba que mulheres normais se acham acima do peso, e começa as formas erradas de emagrecer, como dietas exageradas,atividades físicas em excesso,medicamentos e provocação de vômitos.

Essa intervenção da mídia em relação a má alimentação,o desejo de ser magra,ou de estar acima do peso,mesmo tendo um corpo normal,já influenciou em diversas culturas. Pesquisas e estudos diferenciados com americanos,europeus,Ilhas Fiji,Tanzania,Inglaterra, comprovam que os meios de comunicação influenciam garotas jovens a estarem insatisfeitas com seu físico, e que realmente a magreza é a beleza atual. Fazendo com que pratiquem refeições errôneas para não engordar.

# ASPECTOS CULTURAIS DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES: FATORES TRANSCULTURAIS,SOCIOECONOMICOS E RACIAIS# ( ESSA NÃO FIZ)

A busca pelo corpo perfeito também atingem as crianças,isso começa com a família e o meio social.Essa maior insatisfação é com crianças do sexo feminino,já preocupadas com o corpo e até mesmo com dietas.

Os homens não sofrem tanta pressão de beleza corporal como as mulheres. Mas houve umas mudanças culturais onde os homens começaram a querer ter padrões de corpos musculosos e definidos. Onde surgiu  a vigorexia em homens, que mesmo estando fortes, se consideram magros, e começam a fazer uso excessivo de suplementos,anabolizantes,dietas de proteínas e exercício físico em excesso.

# CONSIDERAÇÕES FINAIS# (ESSA NÃO FIZ)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com