TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Mental e Trabalho: Prazer, Sofrimento e Adoecimento

Por:   •  28/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

Carregar

Entrar

Cadastre-se

Enviar pesquisa

Início Conheça mais

Cursos para palestrantes Cursos de PowerPoint do LinkedIn Learning

19 de 38

Saúde mental e trabalho: prazer, sofrimento e adoecimento

30.192 visualizações

Compartilhar Gostei Baixar ...

Vida Mental Consultoria de Saúde Mental e Nutricional

Seguir

Publicada em 4 de set de 2013

1 comentário

8 gostaram

Estatísticas

Notas

Publicar

Ermecy Augusto Junior Pereira at Faculdade Maurício de Nassau

Parabéns pelo trabalho !!!!

Há 3 anos   

Saúde mental e trabalho: prazer, sofrimento e adoecimento

1. Saúde Mental e Trabalho: Prazer, Sofrimento e Adoecimento Roberta Nunes Psicóloga Orientação: Profª Ana Carolina Schmidt de Oliveira e Prof.Hewdy Lobo Ribeiro UNIP São Paulo/2013

2. Saúde Mental e Trabalho: Prazer, Sofrimento e Adoecimento Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Saúde Mental para Equipes Multiprofissionais da Universidade Paulista, como requisito para obtenção do título de Especialista.

3. Introdução: Mudança de cenário social e econômico: Revolução Industrial;  Mudanças tecnológicas: mudanças em nível produtivo e social;  Nova relação entre trabalho e capital: Capitalismo Novo modelo de trabalho: tarefas monótonas e repetitivas;  Diversos fatores refletem diretamente na saúde dos trabalhadores;

4. Introdução:  Necessidade de se pensar sobre a questão da Saúde do Trabalhador;  Relação entre trabalho e saúde;  Objetivo: promoção e proteção da saúde do trabalhador;  Quem é considerado trabalhador? ( Ministério da saúde)

5. Introdução:  Definição Saúde do Trabalhador – Lei Orgânica da Saúde (1990): “ Conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.”

6. Introdução:  Falta um olhar direcionado e diferenciado para a Saúde do Trabalhador;  Predomínio do olhar capitalista: voltado aos interesses das instituições.

7. Introdução:  Prefeitura do Município de São Paulo – Atlas Municipal de Gestão de Pessoas 2012:  Aumento do número de licenças médicas de entre 2009 e 2011;  Licenças médicas: em torno de 20%;  Aposentadorias por invalidez: em torno de 50%;  Readaptação funcional: em torno de 30% (2ª maior causa);  Transtornos do humor são os que mais readaptam.

8. Introdução:  Previdência Social 2012:  3º lugar em concessão de auxílio doença acidentário;  Entre 12 e 13 mil afastamentos por ano (2008 – 2011);  Transtornos do humor.

9. Introdução:  Organização Mundial de Saúde (1997):  Transtornos mentais menores: cerca de 30%  Transtornos mentais graves: em torno de 05 à 10%

10. Introdução:  Transtornos Mentais relacionados ao trabalho: multifatorial;  Atividades relacionadas ao trabalho podem produzir tanto lesões e disfunções biológicas quanto reações psíquicas;  Vivência e organização do trabalho: repercussão positiva ou negativa.

11. Introdução:  Política Pública:  Decreto nº 7.602 (07/11/2011) – Dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador;  Portaria 1.823 (24/08/2012) – Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

12. Introdução:  Por que as pessoas estão adoecendo?  Formas de reabilitar e prevenir?  Necessidade de intervenções e políticas públicas;  Pouco material científico a respeito das possibilidades de intervenção.

13. Justificativa: Tema muito relevante e ainda pouco estudado; Aumento do número de trabalhadores adoecidos; Motivos dos adoecimentos já são conhecidos, agora precisa-se pensar em intervenções.

14. Objetivo:  Levantar intervenções para prevenção e manejo dos transtornos mentais relacionados ao trabalho descritas na literatura acadêmica brasileira.

15. Metodologia:  Revisão bibliográfica sistemática;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com