TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Estudos De Psicologia

Trabalho Escolar: Seis Estudos De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

o livro fala sobre os estagios de desenvolvimento da inteligencia infantil.

Segundo Piaget o desenvolvimento mental se dá progressivamente de maneira similar ao crescimento orgânico, que começa no nascimento e encerra na fase adulta. Assim a vida mental é como se evoluísse até chegar ao equilíbrio final, que seria a mentalidade adulta, esse equilíbrio vai ficando mais estabilizado com a elevação da idade. Há uma diferença primordial entre o crescimento orgânico e o mental; o orgânico sua equilibração final é mais estática e instável e quando atinge um ápice, começa a regredir até a morte. Já o psíquico tem suas funções mais móveis, quanto mais estabilidade, mais mobilidade, assim o fim de seu crescimento não resultará em decadência, mas em um contínuo progresso para um maior equilíbrio.

O desenvolvimento é uma equilibração crescente que oscila entre um estado de menor equilíbrio para um equilíbrio superior. Então é uma construção contínua, que passa de um estágio inferior para um superior, a equilibração é um processo de desequilíbrio e equilíbrio que acontece entre os estágios para haver uma mudança de estágio. O desequilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais da pessoa. Todo movimento, pensamento ou sentimento corresponde a uma necessidade e essa necessidade é sempre a manifestação de um desequilíbrio, pois algo foi modificado e é preciso de um reajustamento da conduta devido à mudança, ou seja, uma reequilibração. A ação se finda desde que a necessidade seja satisfeita, equilibrando assim o organismo, sendo este processo um movimento contínuo e perpétuo.

As estruturas variáveis organizam as atividades mentais (esquemas) no aspecto intelectual e afetivo, nas dimensões individual e social. O interesse exerce suas funções em todos os estágios, mas assumem formas diferenciadas de acordo com o grau de desenvolvimento. Primeiro se incorpora o universo à atividade própria, isto é assimila o mundo exterior às estruturas já construídas, a estrutura da assimilação..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com