TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Skinner x Bandura: convergências e divergências na Educação

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 3

Skinner x Bandura: convergências e divergências na Educação

No campo da educação, a psicologia da aprendizagem está muito presente, pois, a mesma, vai trabalhar o indivíduo e o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. A aprendizagem pode ser definida como um processo de aquisição de novos conhecimentos através de experiências. A Psicologia da aprendizagem vai apresentar conhecimentos sobre a natureza humana e os padrões de desenvolvimento e aprendizagem, que vai permitir a elaboração de métodos que podem servir como base para as práticas pedagógicas. Skinner propõe as teorias comportamentalistas, onde o ambiente é essencial no processo de aprendizagem e desenvolvimento, ele vai evitar referências a eventos internos. Segundo o mesmo, o processo de aprendizagem decorre do comportamento operante que baseia-se na relação entre estímulo e resposta. Ele fala de um reforço que é o estímulo para se obter uma resposta, no qual a resposta é a ação do indivíduo e o estímulo é uma consequência, produzido pelo ambiente. Skinner da foco ao ambiente, em uma perspectiva onde o ambiente é reforçador quando aumenta a frequência da resposta que o indivíduo produz. Ele fala dos conceitos de Esquiva, Fuga, Extinção, Punição, Discriminação e Generalização, fenômenos que contribuem para o condicionamento e aprendizagem do indivíduo.

1.Conceitos de Skinner

2.Processo de aprendizagem para Skinner

3.Skinner na prática pedagógica

4.Condicionamento operante

Bandura, defende que os seres humanos são flexíveis na aprendizagem ele apresenta a Aprendizagem ativa, por meio de experiências diretas, e a Aprendizagem por observação que, segundo ele, é o meio pelo qual mais aprendemos. Bandura destaca a Agência Humana. A aprendizagem ativa se da por meio de experiências diretas, que são comportamentos seguidos de sua consequência, e por meio da reflexão ocorre a aprendizagem. A aprendizagem por observação segundo Bandura é o meio pelo qual mais se aprende, é quando o indivíduo observa o comportamento e sua respectiva consequência de outra pessoa, o reforço ocorre atraves da observação do reforçamento de outra pessoa. O processo de aprendizagem ocorre através das seguintes etapas: atenção, retenção, reprodução e motivação. Ele acreditava que a ação humana é o resultado da interação entre indivíduo, comportamento e ambiente através de um determinismo recíproco. Ele diz que o comportamento não é regulado apenas por forças externas.

5.Conceitos de Bandura

6.Processo de aprendizagem por observação

7.Bandura na prática pedagógica

8.Agência humana

Durante a análise do teórico Bandura, é possível notar que ele não foi um behaviorista radical como Skinner, no qual se inspirou e além de ampliar ele criou novas abordagens para uma teoria já criada por Skinner. A teoria social cognitiva (antes chamada de teoria da aprendizagem social) compartilha do mesmo ponto de partida da teoria de Skinner, ambas valorizam a importância de se aprender um comportamento por meio de situações de contextos específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com