TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do filme capitães de areia

Por:   •  15/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Thayna Regina Brito de Oliveira

RA:2981574646

Filme Capitães da Areia

        Inspirado em uma obra literária do autor Jorge Amado, o filme é marcado pelo retrato cultural da Bahia. Conta a história de um grupo de crianças de rua que vivem em uma espécie de armazém abandonado no cais do porto, e são conhecidos na cidade de Salvador como Capitães da Areia. São crianças que se uniram em um bando e vivem na marginalidade contra as normas estabelecidas pelo estado, onde roubam dos ricos e dividem entre eles e conseguem assim viver uma justiça social interna na convivência, onde eles se protegem como uma família, se ajudam e cuidam um dos outros cada um na sua habilidade.

        Mesmo nessa posição eles conseguem ficar bem com alguns extratos da sociedade, como a igreja católica sendo acolhidos pelo padre José Pedro, com o candomblé religião cultural da cidade tendo apoio da dona Ninha, com alguns trabalhadores, e através do João de Adão.

        Eles eram em várias crianças, mas o filme foca na história dos que mais se destacaram, eles colocaram os nomes de  acordo com suas características, como o líder que é conhecido como Pedro Bala, jovem de aproximadamente 15 anos, magro, ágil, astuto, e que mesmo sendo mais fraco conseguiu vencer o antigo líder do grupo em uma luta se tornando assim o responsável atual do bando, tem também o Professor que é apaixonado por livros e ler para as outras crianças, tem o Sem Pernas que é o que manca, tem o Vida Boa que é mais sossegado, tem o Gato que é bonito e mais namorador, entre outros. Devido a situação precária e carente em que eles vivem, eles veem a perder um dos adolescentes que morre doente após uma epidemia que houve na cidade.

        O autor apresenta uma denúncia no filme, denuncia ao abandono de menor, ao reformatório que judia e maltrata as crianças e acaba por não cuidar delas, ao preconceito com que esses adolescentes são vistos pela cidade, como bandidos perigosos, a visão de limpeza social onde essas crianças foram abandonadas a vida inteira, não tiveram assistência pública, vieram de famílias desestruturadas e a sociedade não os tratam como crianças de fato, são tratados como adultos e querem prendê-los, elimina-los como um problema.

        A história é marcada também pela chegada da menina Dora no grupo, trazida com seu irmão o Zefinha pelo Professor, nesse momento há um conflito entre os garotos por causa das regras que não podiam ter meninas entre eles, até chegam a quase  violentar a adolescente, mas são impedidos por Pedro Bala. Com o passar do tempo ela se torna uma espécie de mãe, irmã, amiga e passa a viver em companheirismo onde ela cuida e é cuidada por eles e começa uma história de amor com o Pedro Bala.

         Após uma emboscada Pedro bala é preso, Dora é levada pro orfanato e lá ela fica muito doente, depois ele foge da prisão e vai busca-lá para cuidar da saúde dela. Dona ninha é chamada para tentar salva-la e chega a fazer uns rituais mas não tem mais jeito e ela acaba morrendo após uma noite de amor na praia com o Pedro Bala.  Depois da morte dela acontece o desfecho da história, onde cada um dos meninos seguem um caminho diferentes e o Pedro Bala vai então se tornar líder sindical e lutar por direitos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com