TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ted Bunny - Caso De Serial Killer

Pesquisas Acadêmicas: Ted Bunny - Caso De Serial Killer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Erik H. Erickson e seus estudos sobre o desenvolvimento psicossocial, há diversos estágios de formação da personalidade do indivíduo. Esses estágios abrangem toda a experiência vital, desde a gestação até cerca dos 60 anos em diante. Erickson enfatiza que há três dimensões nesses estágios, como "meis de experimentar acessíveis a introspecção, modos de proceder observáveis por outro, estados inconscientes". Sabendo destes parâmetros, faremos uma análise sobre o caso Ted Bundy.

O serial killer conhecido como Ted Bundy foi enganado por sua família sobre sua verdadeira progenitora. Supostamente, durante a gravidez (no princípio epigenético seria o estágio de confiança vs desconfiança, de 0 a 1 ano de idade), a mãe teria passado a sensação de desconfiança e constrangimento para o feto. O feto, então recebendo a desconfiança pelo sexo feminino, representado por sua mãe, pode vir a desencadear um grau mais elevado dessa desconfiança ou não. É possível que tenha sido na dimensão de experimentação acessível a introspecção, já que era algo silencioso, sem que pessoas - além da mãe e do feto - soubesse o que realmente acontecia psciologicamente. Essa desconfiança inconsciente (ou não), provavelmente foi liberada de forma intensa quando aos 23 anos descobriu que sua irmã era sua mãe verdadeira. E, com grande probabilidade que ao ter sido "rejeitado" pela primeira namorada, Leslie Holand, tenha gerado a raiva e a vontade de machucar aquela figura feminina que o feriu emocionalmente.

Durante a adolescência, Ted desenvolveu-se bem no quesito acadêmico. Mas, supostamente, ele pode ter certos resquícios da infância rígida de ensinamentos com os avós. Estes podem ter o impedido de descobrir as novidades do mundo físico (chamarem muito a atenção para não tocar em certos objetos, poe exemplo), limitando a autonomia do Ted criança, e gerando a dúvida e vergonha. Essa dúvida e vergonha pode ser que seja a instrospecção da adolescência, já desenvolvida, e gerando automaticamente a dificuldade de adaptação aos novos ambientes (na faculdade). A dimensão do estágio (autonomia vs.vergonha e duvida,de 2 a 3 anos)também parece ser de experimentação acessível a instrospecção, ou seja, continua sendo pessoal.

No estágio referente a iniciativa vs. culpa, de 3 a 5 anos, foi tão bem desenvolvida, que o prazer no ataque e na conquista pode ter se tornado característica marcante da personalidade de Ted. Nesse momento, há de considerar o amor que o Bundy tinha pelo avô - que agredia as mulheres da família. Com o superdesenvolvimento do estágio e o mau exemplo dado pelo avô, pode ter surgido no íntimo, no estado inconsciente, o desejo de imitar esse. Essas imitações poderiam talvez, solucionar algumas das dúvidas geradas no estágio anterior, tendo em vista que Ted não havia outra referência masculina familiar para se inspirar, e solucionar suas dúvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com