TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Aba No Transtorno Do Espectro Autista Aparecida Do Taboado

Por:   •  6/11/2023  •  Monografia  •  3.002 Palavras (13 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 13

FAVENI

                                                                               

            RUBIA KATILINE DOS SANTOS MONSON

TERAPIA ABA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

                                           APARECIDA DO TABOADO  

                                                          2023


FAVENI

RUBIA KATILINE DOS SANTOS MONSON

   TERAPIA ABA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA – ABA.

                                             

           APARECIDA DO TABOADO        

2023

TERAPIA ABA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Rubia[1], Katiline dos Santos Monson

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO - Os primeiros relatos do Transtorno do Espectro Autista vieram através das observações e análises descritas por Leo Kanner, provenientes de suas observações á um número de crianças que apresentavam um comportamento ritualístico e com estereotipias. Seus estudos contribuíram para a identificação do transtorno e de suas características. As características do autismo compreendem dificuldades em sua socialização, desenvolvimento da linguagem e comunicação, privilégio da rotina, ausência de contato afetivo, e outros. A terapia ABA visa promover a qualidade de vida de pessoas com TEA, bem como avaliar, explicar e modificar comportamentos. O trabalho possui como objetivo geral abordar sobre a importância da terapia ABA no transtorno do espectro autista. Metodologicamente o trabalho se desenvolveu através de uma pesquisa bibliográfica, através do uso de palavras chave. Os resultados concluem que a terapia ABA contribui para que haja na criança a organização e desenvolvimento de comportamentos desejáveis, bem como o desenvolvimento de habilidade de relacionamento com colegas, atividades da vida diária, habilidade de conversar, ler e escrever; a redução de repertórios problemáticos como as estereotipias, agressão, autolesões, dificuldades de aprendizagem e melhora no convívio com os demais.

PALAVRAS-CHAVE: Autismo. Desenvolvimento. Habilidades.


  1. INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho aborda sobre o transtorno do espectro autista TEA na infância, considerando suas principais características, aprendizagens, bem como considera a presença da terapia ABA no auxílio ao desenvolvimento de habilidades.

O autismo é um transtorno que aparece na infância e interfere na socialização e desenvolvimento da criança em diversas áreas. Este transtorno foi descoberto pela primeira vez por Leo Kanner ao observar um grupo de crianças que possuía um comportamento ritualístico e diferenciado das demais, chamando a atenção do estudioso, pois estas não se socializavam.

O problema de pesquisa busca responder a seguinte questão: qual a importância da terapia ABA no desenvolvimento da criança autista?

Mediante o desenvolvimento da pesquisa é provável que se incentive novos estudos sobre a terapia ABA no autismo, considerando seu processo interventivo e auxílio no desenvolvimento de habilidades da criança.

O trabalho teve como objetivo geral: abordar sobre a importância da terapia ABA no transtorno do espectro autista. Os objetivos específicos foram: caracterizar o transtorno; abordar sobre características do autista; compreender o uso da terapia ABA no atendimento ao autismo.

Quanto a relevância deste trabalho acadêmico, o mesmo poderá vir a ser importante para a sociedade no sentido de demonstrar a validade de compreender sobre o uso da terapia ABA no atendimento á crianças autistas, oferecendo possibilidades á organização de ações que possam colaborar para que a ABA possa se fazer presente nestes atendimentos e haja cada vez mais a busca de aprimoramento e conhecimentos por parte dos profissionais envolvidos no atendimento á criança com TEA.

Metodologicamente o trabalho se deu através de uma pesquisa bibliográfica, tendo como suporte as bases de dados da Scielo e Google Acadêmico e materiais bibliográficos. Para a pesquisa foram utilizadas as seguintes palavras chave: autismo; desenvolvimento; habilidades. Foram excluídas publicações em língua inglesa.

O trabalho encontra-se estruturado nos seguintes tópicos: caracterização do TEA; abordagem terapia ABA no desenvolvimento do autismo.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. O transtorno do espectro autista na infância

O transtorno do espectro autista TEA, caracteriza-se como um dos transtornos mais conhecidos e invasivos na infância em relação á interferência no desenvolvimento da criança nas áreas de linguagem, socialização e demais habilidades essenciais á sua convivência no ambiente, e sua aprendizagem no ambiente escolar.

A Organização mundial da Saúde define o TEA como um transtorno que se manifesta antes dos três anos de idade, e traz alterações em relação a socialização, comunicação da criança, fazendo com que esta apresente um comportamento focalizado e repetitivo, perturbações em relação ao sono e alimentação, e certa agressividade quando é colocada em contato com mais pessoas. (ROSA, 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com