TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes das Cores

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.971 Palavras (16 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

       

PSICOLOGIA SOCIO INTERACIONISTA

JOGO DAS CORES PROIBIDAS

                                         

Alexandra do C. Ribeiro      RA: A97105-0

             Leyde Jéssica N. Souza      RA: T900ED-0

 Mayara Ferraz de Oliveira   RA: B040BB-5

São Paulo

2013

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

IDENTIFICAÇÃO DO RELÁTORIO

Nome                                

          Alexandra do C. Ribeiro      RA: A97105-0

          Leyde Jéssica N. Souza      RA: T900ED-0

          Mayara Ferraz de Oliveira   RA: B040BB-5

         

São Paulo

2013


INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo verificar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos culturais como auxiliares na lembrança (memória) de instruções em situações de jogos. Para Vygotsky,” os signos, a linguagem simbólica desenvolvida pela espécie humana, têm um papel similar ao dos instrumentos: tanto os instrumentos de trabalho quanto os signos são construções da mente humana, que estabelecem uma relação de mediação entre o homem e a realidade. Por esta similaridade, Vygotsky denominava os signos de instrumentos simbólicos, com especial atenção à linguagem, que para ele configurava-se um sistema simbólico fundamental em todos os grupos humanos e elaborado no curso da evolução da espécie e história social”.Vygotsky Também chamados de “instrumentos psicológicos” são usados como mediadores para o individuo, mas também utilizados para controlar atos psicológicos da própria pessoa ou de outras.

Também observar a existência e a frequência da fala egocêntrica usada pela criança na tentativa de dirigir e organizar suas ações. Para Vygotsky “o desenvolvimento evolui da fala social para egocêntrica, uma vez que a "a função primordial da fala, tanto nas crianças quanto nos adulto, é a comunicação, o contato social, a fala mais primitiva da criança é, portanto, essencialmente social, em outras palavras, o que Vygotsky descreve em suas pesquisas é que o desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual.”. Ou seja, toda linguagem começa no discurso social e em determinado momento ele passa a ser interior, o que quer dizer que nesta fase a criança pensa em voz alta, parecendo falar consigo mesma.

E por fim observar como a capacidade das crianças de memorizar instruções oferecidas em três situações do jogo, vai se construindo no decorrer de seu desenvolvimento físico e intelectual. Vygotsky descreve dois níveis de desenvolvimento, denominados desenvolvimento real e desenvolvimento potencial. “O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O nível de desenvolvimento real é dinâmico, aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem. O desenvolvimento potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontram-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma, o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir”. Isto quer dizer que o nivel de desenvolvimento real são as coisas que o sujeito ja aprendeu, que não precisa da ajuda do outro para realuzar, conhecimento ja internalizado e o nível de desenvolvimento potencial são conhecimentos que o sujeito não internalizou,precisa da ajuda de alguém para realizar. Outro conceito elaborado por ele é chamado de zona de desenvolvimento proximal, “e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingívei”. Ou seja, é a distância entre o potencial e o real, os mediadores atuam nesta área.

  1. MÉTODO

        

  1.  Sujeitos

Foram utilizadas na aplicação do jogo das cores proibidas três crianças de idades entre 5, 6 e 7 anos, sedo duas do sexo feminino e uma do sexo masculino de nível socioeconômico semelhante, que não apresentavam problemas de aprendizagem, que compreendiam as regras do jogo e que conheciam as cores do jogo.

  1.  Material

        

O material utilizado foram bexigas, brinquedos e oito cartões nas cores azul, vermelho, verde, amarelo, laranja, marrom, branco e preto.

  • 2 brinquedos nas cores azul e rosa
  • 8 bexigas nas cores azul, vermelho, verde, amarelo, laranja, branco e preto.
  • 1 estojo na cor vermelha
  • Cartas de apresentação de consentimento livre e esclarecido
  • Folhas e lápis para anotação das respostas
  • Roteiro com perguntas

  1.  Procedimentos

O jogo consiste em pedir à criança que responda a um conjunto de questões relativas a cores, seguindo dois tipos de instruções: não mencionar duas cores estabelecidas no inicio como proibidas; não repetir cores que já tenham sido mencionadas no decorrer da tarefa. Vence o jogo quem obedecer rigorosamente as duas regras acima: responder as 18 questões sem falar as cores proibidas e sem repetir as cores já faladas. A criança deve ser orientada a responder “eu não posso falar essa cor”, para as situações em que ela seja proibida ou repetida. As três tarefas devem ser aplicadas individualmente numa única vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com