TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho APS

Por:   •  6/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.873 Palavras (16 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Kimberly Franciele Dionisio        R.A.: C9386E-2

Leonardo Soares Gomes        R.A.:         C77BJI-2

Milena Maria Teixeira        R.A.: C90581-0

Valéria Marreiro de Oliveira        R.A.: C9937J-1

Observação da Criança

Meninice e 3ª Infância

SOROCABA

2016/1º

[pic 2]

Kimberly Franciele Dionisio        R.A.: C9386E-2

Leonardo Soares Gomes        R.A.:         C77BJI-2

Milena Maria Teixeira        R.A.: C90581-0

Valéria Marreiro de Oliveira        R.A.: C9937J-1

Observação da Criança

Meninice e 3ª Infância

Trabalho para as disciplinas de Atividades

Praticas Supervisionadas (APS) e Psicologia

do Desenvolvimento: Ciclo Vital, do curso de Psicologia

apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Sob a supervisão do Prof. Ms. Manoel P. Taveira Jr.

SOROCABA

2016/1º

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................................3
  2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4
  3. CONCLUSÃO...............................................................................................................9
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................10
  5. ANEXOS......................................................................................................................11
  1. INTRODUÇÃO

Todos nós vivemos em constante transformação tanto cognitiva, físico e psicossocial. Essas transformações fazem parte do desenvolvimento humano que é dividido em “fases”, sendo elas: gravidez (desenvolvimento pré-natal) infância que é dividida em 3 partes (1° 2° e 3° infância) adolescência, vida adulta e velhice.

 O nosso estudo tem como foco principal a infância, com ênfase em especial na 3° fase dela.

A 1° infância (0-2 anos) que entre outras coisas é um dos períodos de maior grau de desenvolvimento físico, é marcado por intensos processos de mudanças. Esse período é a base para todas as aprendizagens humanas. É nessa fase que ocorre a construção do ego e as relações de confiança.

Na 2° infância (3-6 anos) os comportamentos das crianças se voltam para a construção da identidade, personalidade e consciência. É quando a criança passa a desenvolver autonomia. É a fase onde começa a ocorrer a diferenciação de gênero, nessa fase as interações entre criança e o meio social se tornam mais amplas, bem como seu desenvolvimento físico e motor entre outros processos.

Na 3° infância (6-12 anos) a capacidade de atenção sofre considerável expansão. A criança passa ater maior consciência de seu corpo e do espaço que ela ocupa, seus músculos estão mais desenvolvidos e participa cada vez mais de atividades que exigem mais das suas capacidades motoras como a pratica de esportes. E nessa fase também que ocorre a segregação por gênero, meninos optam por brincar com meninos e meninas com meninas. Durante essa idade elas se tornam mais produtivas em suas atividades, e assim quando se obtém o sucesso passa a ter uma noção de competência.

A partir desses princípios nosso trabalho tem como objetivo realizar a introdução da pratica de observação dos fenômenos que ocorrem durante o desenvolvimento da criança da 3° infância em um “ambiente natural” (escola, creches, parques etc.) o que nos permite compreender as dificuldades envolvidas na observação e estudos de crianças.

O local escolhido a observação foi a E.E PROF MARIA CANDIDA DE BARROS ARAUJO, e foi realizada a observação de duas crianças sendo uma do sexo feminino e outra do sexo masculino ambas do 4° ano, enquanto estavam no intervalo entre as aulas.


  1. DESENVOLVIMENTO

No que diz respeito aos aspectos físicos, a teoria nos apresenta que as crianças desta idade sofrem um desenvolvimento físico que as permitem executar atividades que conhecemos tão bem como andar de bicicleta subir, subir em arvores, corre, pular, e etc. e muito provável que uma criança de 12 anos irá superar em força, velocidade, resistência e agilidade uma criança de 6 anos. Essas diferenças ocorrem por várias mudanças que ocorrem nos sistemas corporais das crianças dessa idade.

Entre 6 a 12 anos as crianças ganham cerca de 2,7 kg e crescem de 5 a 76 cm por anos, as meninas dessa mesma faixa etária estão na frente dos meninos em questão de números, elas têm um pouco mais de gordura corporal e menos tecido muscular que os meninos e já atingiram por volta de 94% da sua altura adulta, enquanto que os meninos atingem apenas 84%.

Meninos e meninas são diferentes no quesito força em dois aspectos 1° porque os meninos são mais fortes e 2° porque a proporção de força para o tamanho do corpo é maior entre os meninos; sua resistência também aumenta nessa fase para ambos os sexos em torno dos 10 anos, porém, o aumento é muito maior nos meninos

Graças a crescente maturidade do sistema esquelético e muscular e da capacidade para atividades para atividades, as crianças se tornam cada vez mais proficientes em habilidades como andar de bicicleta durante essa fase. Realizam mais atividades que precisam de certa coordenação da visão com o corpo e seus movimentos.

O aperfeiçoamento da coordenação motora fina contribui para várias outras tarefas e torna possível escrever, desenhar, cortas entre outros que requerem o uso habilidoso das mãos, maturação essa que ocorre mais rapidamente nas meninas.

Os avanços nas habilidades motoras e finas permitem que as crianças desenvolvam habilidades esportivas, e, e consequentemente começam a participar de atividades esportivas organizadas pelas escolas.

Durante essa fase diferenças entre os gêneros fazem com que as meninas tenham melhor coordenação, com tudo elas tem menos força muscular e resistência que os meninos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com