TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Como Fonte de Estresse e Frustração

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A busca incessante pela realização profissional, e aperfeiçoamento para ser um bom profissional e a cima de tudo diferenciado em meio a muitos desempregados atualmente, tem levado as pessoas a se dedicarem cada dia mais, além disso a cobrança a si próprio faz com que nós seres humanos, nos dedicássemos a longas jornadas de trabalho e logo as conseqüências começam a dar sinais em nosso corpo, seja fisicamente e ou mentalmente.

Na atividade a seguir citaremos, alguns problemas encontrados em organizações que transformam o trabalho estressante e sacrificante e algumas políticas de gestão de pessoas que podem mudar ou melhorar essa situação.

O estresse é considerado um dos maiores males da atualidade. Com o aumento da competitividade, as empresas estão em constantes mudanças para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. Estas mudanças começaram a produzir um desequilíbrio entre as exigências no trabalho, necessidades e expectativas pessoais, dando lugar a frustração e ao estresse.

De acordo com artigo publicado na página virtual do Departamento de Recursos Naturais do Missouri (EUA) “um pouco de estresse e de tensão tem seus benefícios, principalmente quando executamos um projeto ou um trabalho, serve de estímulo para melhorarmos o desempenho, aumentando nossa eficiência.” Porém, o que se percebe é que o estresse e a pressão no ambiente de trabalho acabam tomando rumos maiores e se tornam desastrosos.

Problemas causadores de estresse e frustração no trabalho

Com o grande crescimento tecnológico e social e a diminuição de vagas de emprego, os seres humanos passaram a adquirir maiores informações e conhecimentos em um curto espaço de tempo, a fim de se destacar da grande concorrência profissional, o que consequentemente gera um desgaste físico e mental.

As longas jornadas de trabalho, é um dos problemas e tem contribuído para que as pessoas tenham cada vez menos vida social e familiar.

Acúmulo de funções devido às grandes demissões tem feito com profissionais, adquiram novas responsabilidades e assim garantam o emprego. As conseqüências muitas vezes demoram a aparecer, mas acreditem, um dia ela chega.

Uma dessas conseqüências é o estresse – tensão negativa, que decorre de um esforço desmedido do indivíduo para responder determinadas exigências externas (MAGNÓLIA).

A falta de reconhecimento profissional é um outro problema causador de estresse e frustração nos seres humanos. Após uma longa jornada de trabalho e de acumular funções, pensando em contribuir com a organização, o profissional espera ter um retorno por parte de sua gestão e quando o contrário acontece logo vem a desmotivação, a frustração e muitas vezes gera depressão. O profissional vê o trabalho como um sacrifício e acaba desestimulando muitos dos que o rodeiam.

A falta de organização da empresa, tanto de processos como no ambiente físico, gera um estado de estresse e ansiedade no profissional. È importante que o ambiente seja “clean”.

Como exemplo usarei uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com